Bentley vai encerrar produção de motores W12 em 2024

Data:

Compartilhe:

O motor W-12 está dando adeus! Nesta quinta-feira (23/02) a Bentley anunciou que vai interromper a produção do propulsor a combustão a partir de abril de 2024. Seguindo os planos de eletrificação da montadora, tudo indica que os próximos modelos da marca serão equipados com conjuntos híbridos e em configurações V8 e V-6, 

Lançado a mais de 20 anos, o W-12 foi o responsável por equipar os modelos mais tradicionais da Bentley, incluindo o Continental GT, Flying Spur e o Bentayga. Para a montagem desse motor, são necessários cerca de 30 especialistas que passam aproximadamente 6,5 horas construindo e testando o W-12 nas instalações da Bentley na Inglaterra.

Continental GT Speed W12 scaled 1
Divulgação / Bentley

“O titan de 720 cv que a Mulliner criou para o Bentley Batur marca o fim de uma jornada de desenvolvimento da qual nossos colegas de engenharia e fabricação deveriam estar extremamente orgulhosos”, disse Adrian Hallmark, CEO da Bentley. “Quando a produção terminar em abril do próximo ano, nosso objetivo será a reciclagem e a recolocação de todos os artesãos qualificados que ainda constroem cada motor manualmente”.

Batur 750PS Engine 1 1 scaled 1
Divulgação / Bentley

O responsável pela despedida do W-12 será o modelo Batur, lançado em agosto de 2022. O esportivo luxuoso foi equipado com a configuração mais potente do motor de 12 cilindros. Sob o capô, são 720 cv e 102 kgfm de torque no W-12 mais potente da história. Vale destacar que o conjunto está aliado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e 8 marchas. 

O novo Bentley Batur teve apenas 18 unidades produzidas — todas já vendidas. Tudo indica que a partir do ano que vem a fabricante inglesa irá focar os seus investimentos na era da eletrificação, apresentando modelos híbridos e também 100% elétricos. 

Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada

Mais potente, mais leve e mais rápido. Essas são...

Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil

Nova marca chinesa no Brasil, a Neta Auto divulgou...

Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades

O casamento entre as picapes Ram e os motores...

Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa

A pré-venda do Ford Mustang GTD terminou esta semana...