MINI, mas nem tanto: crossover elétrico Aceman estreia na China

Data:

Compartilhe:

O novo Aceman, primeiro carro da MINI a oferecer exclusivamente opções de motorização elétrica, foi apresentado nesta quarta-feira (24) no Salão do Automóvel de Pequim, na China. O crossover, anteriormente exibido pela fabricante britânica em testes com o visual disfarçado, chega para se posicionar entre o tradicional hatchback Cooper e o SUV compacto Countryman.

A MINI expôs duas versões do produto para o evento. O Aceman E tem um motor elétrico de 184 cv e 29,5 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 42,5 kWh, oferecendo um alcance de aproximadamente 307 km no ciclo WLTP. O outro modelo é o Aceman SE, também com apenas um propulsor, de 218 cv e 33,5 kgfm, e uma bateria de 54,2 kWh, para rodar cerca de 403 km. Ambos os modelos têm desempenhos de aceleração similares, o E vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e o Aceman SE em 7,1 segundos.

MINI Aceman
MINI Aceman SE: versão tem motor elétrico de 218 cv de potência (Divulgação)

Com dimensões generosas para um MINI, o Aceman mede 4,07 metros de comprimento, 1,75 metros de largura e 1,50 metro de altura, oferecendo um porta-malas de 300 litros, expansível para 1.005 litros com o banco traseiro rebatido.

MINI Aceman
Porta-malas do Aceman comporta 300 litros (Divulgação)

Stefanie Wurst, chefe do MINI, diz que o Aceman mantém a tradição da boa dirigibilidade dos carros da marca britânica, a despeito da motorização elétrica. “O MINI Aceman é perfeito para trafegar pelas ruas movimentadas da cidade, mantendo a versatilidade e funcionalidade de um Crossover e a sensação de Go Kart que você pode esperar de um MINI. Estou certo de que o design elegante, o desempenho e a versatilidade de um Crossover de 5 lugares farão do MINI Aceman um sucesso retumbante.”

O design externo do Aceman revela-se bastante fiel ao carro-conceito homônimo em que se inspirou, o Aceman Concept, revelado em 2022. O modelo tem o estilo que a marca nomeou como “Simplicidade Carismática”. Ele combina características dos carrinhos ingleses antigos com linhas modernas. Por ser um MINI inédito, nem parece um carro com visual retrô.

MINI Aceman
MINIzão: carro tem 4,07 metros de comprimento, 1,75 metros de largura e 1,50 metro de altura (Divulgação)

O design interior lembra o dos veículos mais recentes da fabricante britânica. Todas as informações sobre o carro e o sistema de entretenimento são concentradas na tela central redonda no painel OLED. Como é tradicional da MINI, o Aceman conta com vários elementos de iluminação personalizáveis, além do acabamento em cores vistosas.

MINI Aceman
Marca registrada da MINI, tela central redonda segue presente no Aceman (Divulgação)

A primeira linha do Aceman será produzida na China, mas a marca ainda não divulgou quando o carro estreará no mercado local. Mais adiante, em 2026, o modelo também será produzido no Reino Unido, de onde podem sair as unidades destinadas ao mercado brasileiro, caso sua importação seja confirmada.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil

O próximo Grande Prêmio de Mônaco, em 26 de...

Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa

A pré-venda do Ford Mustang GTD terminou esta semana...

Naomi Campbell “desfilou” com o exótico BMW XM Mystique Allure em Cannes

A supermodelo britânica Naomi Campbell chegou ao tapete vermelho...

Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros

O nome desse carro já diz tudo sobre suas...