Sonho Realizado – Volkswagen Jetta MK5

Data:

Compartilhe:

O ditado “casa de ferreiro, espeto de pau” fez sentido na vida do comerciante Walid Seman, 30, por um certo tempo. Mesmo sendo proprietário de uma loja de equipamentos de som automotivo na rua Santa Ifigênia, na região central de São Paulo, ele tinha um projeto de som meia boca em seu Volkswagen Jetta 2010. “Eu sou vidrado em som automotivo e em FULLPOWER! Sempre quis fazer um som bacana e tinha um projeto com equipamentos Audiophonic e subwoofer Ground Zero, só que a instalação era ruim”, conta Walid.

MANT7421 scaled

Mesmo sendo do ramo, somente quando se tornou distribuidor de produtos da Koyama é que Walid conseguiu viabilizar um sistema de som decente. “Eu comecei a comprar produtos deles e separei para mim dois subwoofers JL Audio W7AE, porque achei muito bonito. Pretendia instalar no meu carro”, lembra. Mas sabe como é. O sistema montado não fazia jus ao par de alto-falantes de graves e Walid foi protelando a mudança. “Um dia, em conversa com os proprietários da Koyama, eles perguntaram porque eu não instalava os subs e eu disse que era por falta de um instalador de confiança”, conta.
Foi então que os irmãos Thiago e Alexandre Maffei Dardis indicaram a Band Sound, da Zona Norte da capital, para o comerciante. “Foi o melhor presente que já ganhei na vida”, conta. Ele e o filho Lucas, de 7 anos, não saem mais do Jetta depois que o instalador refez todo o sistema sonoro do sedã, com direito a multimídia no painel e graves bem pesados.

MANT7182 scaled

Graves Ejetados
Os dois subs de 13” — cada um com 1.500 Watts RMS de potência — foram acomodados em uma caixa dutada, feita com MDF e acrílico, e divida em duas câmaras de 104 litros (a sintonia ficou em 42Hz). Segundo Alessandro Bandeira, o responsável pelo projeto, tudo foi devidamente calculado com auxílio do software Bass Box e, para empurrar a dupla de falantes, o instalador optou por um ampli JL Audio de 1.200 W RMS. “Para personalizar o visual do porta-malas, além de muita iluminação com barras de lâmpadas LED e acabamentos em acrílico, fizemos uma mágica e deixamos alguns módulos flutuando”, brincou Alê. Na verdade, tudo não passa de uma ilusão de ótica, criada graças a suportes super discretos que mantém os equipos no ar.

MANT7250 scaled

Com a parte mono do sistema “redonda”, era hora de partir para o estéreo. “Como os graves são arrasadores, investimos em ótimos componentes para compensar o estéreo. Para isso, instalamos dois kits duas vias: um na dianteira (híbrido) e outro, da linha Exclusive, nas portas traseiras”, revelou o instalador. Para garantir uma sensação de palco sonoro, tweeters e midrange dianteiros foram realocados para as novas colunas “A”, moldadas com fibra, MDF e revestidas com couro bege, seguindo o padrão de acabamento original do carro. “Para fornecer energia de sobra aos kits, Alessandro reservou dois amplis PR 4160 e um JL Audio HD600/4, exclusivo para os midbass de 8”, contou Walid.

MANT7194 scaled

Para garantir ainda mais equilíbrio e definição sonora, a equipe da Band Sound tirou da manga um equalizador DAT (ainda protótipo) e deixou todos os falantes “afinados”. “Caso o Walid queira dar mais ênfase aos graves, médios ou agudos, pode fazer de maneira rápida e simples, diretamente na central multimídia”, revelou Alessandro. Assim que o DVD-player Kenwood foi instalado, o dono pensou na comodidade de seu filho, Lucas, e instalou telas auxiliares nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros. “Ele adora passear no carro e, na maioria das vezes, é quem acaba comandando a playlist”, conta o proprietário.

Além do acabamento, o som no interior do Volkswagen ficou com graves profundos e qualidade sonora invejável. Walid, que ouve black music, e o filho Lucas, fã de funk — “mas sem palavrões”, garante o pai, — atestam. Com tantos equipamentos no porta-malas, a altura da traseira literalmente “arriou” e para resolver o problema, Walid recorreu ao pessoal da Next Suspensões, loja situada também na Zona Norte, para instalar um sistema a ar O Jetta ainda ganhou rodas estilo Bentley aro 20”. “Acho que o melhor título para essa matéria seria ‘Sonho Realizado’. Eu sempre quis ter um carro assim e não conseguiria realizar o projeto sem a ajuda do pessoal da Koyama. Meu filho, tão fã da revista quanto eu, está super ansioso para ver esta matéria”, finaliza Walid.

Texto: Heverton Nascimento

Fotos: João Mantovani

Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada

Mais potente, mais leve e mais rápido. Essas são...

Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil

Nova marca chinesa no Brasil, a Neta Auto divulgou...

Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades

O casamento entre as picapes Ram e os motores...

Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa

A pré-venda do Ford Mustang GTD terminou esta semana...