spot_img

Volkswagen lança Certificado de Veículos Clássicos no Brasil

Data:

Compartilhe:

O que você verá neste artigo:

Numa celebração marcante dos 70 anos de presença no Brasil, a Volkswagen lança uma joia automotiva única: o Certificado de Veículos Clássicos. Este documento não apenas presta homenagem às características dos modelos fabricados no país, mas também revela dados originais de produção cruciais para a preservação e restauração destes ícones.

Mais do que uma formalidade burocrática, o Certificado de Veículos Clássicos é uma autêntica certidão de nascimento, emitida em nome do atual guardião do veículo clássico da VW. Cada certificado ostenta um número serial único, assegurando a rastreabilidade e autenticidade, uma salvaguarda vital contra potenciais artimanhas falsificadoras.

“Com sete décadas de história por aqui, a Volkswagen faz parte da cultura do povo brasileiro e, ao longo do tempo, criou gerações de apaixonados pela marca e por nossos veículos icônicos. Fusca, Brasília, SP2, Gol e diversos modelos que fizeram e ainda fazem parte da vida de milhares de pessoas. Oferecer os dados de produção desses veículos no formato de um certificado é uma maneira de abraçar e valorizar esse público de entusiastas de clássicos Volkswagen, além de estimular mais pessoas a preservar e manter as características de seus clássicos, fomentando, dessa forma, o amor pela marca”, diz o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.

O Certificado de Veículos Clássicos é gerado por meio do VW Collection, abrangendo veículos produzidos no Brasil com pelo menos 20 anos de idade. A parceria com a Volkswagen Alemanha, que também reconhece o interesse global em colecionar os veículos produzidos localmente, destaca o Brasil como o segundo país, dentro da família VW, a proporcionar esse serviço exclusivo.

Certificado de Veículos Clássicos da Volkswagen; documento pode ser emitido para veículos da marca alemã que têm mais de 20 anos de idade (Volkswagen)
Certificado de Veículos Clássicos da Volkswagen; documento pode ser emitido para veículos da marca alemã que têm mais de 20 anos de idade (Volkswagen)

Essa iniciativa se fundamenta nos dados de produção da Volkswagen no Brasil desde os anos 1950. O registro inicial, em fichas de papel manuscritas, evoluiu ao longo dos anos até serem preservadas em microfilmes, totalizando cerca de 6,5 milhões de registros. Agora, com a digitalização desses documentos históricos, a Volkswagen não apenas moderniza o processo, mas também contribui para a salvaguarda do patrimônio automotivo.

Quando um proprietário solicita o Certificado, a equipe especializada em Desenvolvimento do Produto e Vendas mergulha nos registros em um processo meticuloso e manual. O certificado, então, recebe autenticação das áreas responsáveis pela preservação desses dados valiosos, bem como da Garagem VW, do Desenvolvimento do Veículo Completo e do Departamento de Imprensa da Volkswagen do Brasil.

TL 1972, na cor branco-lótus, preservado na Garagem VW (Volkswagen)
TL 1972, na cor branco-lótus, preservado na Garagem VW (Volkswagen)

Os pioneiros a receberem o Certificado VW incluem a clássica Kombi ‘Corujinha’ de 1960; o TL 1972; e o Gol 1300, marcando seu lugar na história como o primeiro Gol “placa preta”.

O montante arrecadado com as vendas destes Certificados de Veículos Clássicos Volkswagen será destinado à Garagem VW, uma instalação dedicada à preservação e restauração dos veículos do acervo histórico da marca.

Garagem VW – Parte I e Parte II

Garagem VW: acervo na planta Anchieta preserva modelos clássicos da VW produzidos no Brasil desde a década de 1950 (Volkswagen)
Garagem VW: acervo na planta Anchieta preserva modelos clássicos da VW produzidos no Brasil desde a década de 1950 (Volkswagen)

Inaugurada em novembro de 2022, a Garagem VW – Parte II emerge como um santuário automotivo, uma exibição de 1.430 m² na Ala 5 da fábrica Anchieta, em São Bernando do Campo (SP), que abriga 36 carros em um espetáculo que mistura os clássicos consagrados com automóveis inéditos.

O trabalho no Acervo VW, que começou há mais de duas décadas com a colaboração de várias áreas da VW, mantém mais de 100 carros em estado primoroso de conservação. Esta coleção é a maior organizada por uma montadora no Brasil, representando o compromisso da Volkswagen com sua história automotiva e seu legado.

Para obter o certificado de veículo clássico consulte o website da VW Collection.

Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.
spot_img

━ Relembre ━

Inscreva-se em nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Dodge Charger elétrico deve vibrar e soar como se tivesse motor V8

Rumores publicados na imprensa dos Estados Unidos indicam que...

Médio com preço de compacto: novo SUV CAOA Chery Tiggo 7 Sport parte de R$ 134.990

A CAOA Chery causou um rebuliço no segmento dos...

Renault 5: ícone francês retorna em versão modernizada com motor elétrico

O Renault 5, um dos carros mais emblemáticos da...

FULLPOWER LAP: aceleramos o GWM Ora 03 GT em Interlagos

O FULLPOWER LAP está de volta e mais eletrizante...