Se um up! TSI convencional já deixa muita gente irritada por ser mais veloz que outros carros de maior porte e motor mais potente, um GTI conversível certamente incomodaria muito mais! A versão esportiva do compacto até existe na Europa, mas nunca teve uma configuração sem teto como essa projetada pelo Overboost BR, que gentilmente nos cedeu as imagens.

Curtiram o resultado? A base do modelo é a do GTI europeu, que tem motor 1.0 TSI de 115 cv e 20,3 kgfm de torque, câmbio manual de seis marchas e acelera de zero a 100 km/h em 8,8 segundos. O carro conta com rodas de liga leve de 17 polegadas, ponteira de escape cromada, capa vermelha nas pinças dos discos de freios dianteiros, além de logotipos da opção vitaminada presentes na grade, laterais e tampa do minúsculo porta-malas.

Por se tratar de um exercício de design, resolvemos também imaginar uma configuração mais nervosa para este up! GTI conversível. Com uma preparação realista (feita inclusive pela preparadora alemã B&B Automobiltechnik com o up! GTI “normal”, em 2018), o compacto com capota de tecido entregaria 145 cv e 26,5 kgfm graças à melhoria nos coletores de admissão, maior pressão de turbo e novo mapa de motor.

Com esse pacote, o up! GTI conversível (e imaginário, não se esqueça disso!) faria a aceleração de zero a 100 km/h em oito segundos e melhoraria sua velocidade máxima de 196 km/h para 210 km/h. Iria irritar muita gente mesmo!