Primeiro carro de Fórmula 1 da Lotus será leiloado

Data:

Compartilhe:

É um veículo simples, mas repleto de história. O Lotus 12, o primeiro carro de Fórmula 1 da fabricante britânica Lotus, será leiloado pela Bonhams no próximo dia 10 de maio, em um evento em Mônaco.

Projetado sob a supervisão do fundador da Lotus, Colin Chapman, o modelo disputou oito corridas entre 1957 e 1959, tanto na Fórmula 1 como na Fórmula 2, já que o regulamento da época permitia o intercâmbio entre as duas categorias. Foi neste carro também que o lendário piloto britânico Graham Hill estreou na categoria máxima do automobilismo, no Grande Prêmio de Mônaco de 1958.

Lotus 12
O Lotus 12 foi o carro utilizado por Graham Hill em sua estreia da F1 (Divulgação)

Embora seja um carro particularmente histórico, o modelo teve uma carreira pouco gloriosa. Os melhores resultados obtidos pelo modelo foram dois segundos lugares em corridas da F2.

Como todas as máquinas criadas pela fabricante britânica, o Lotus 12 é extremamente leve. O carro construído com alumínio aeronáutico pesa apenas 317 kg. Equipado com um motor Coventry Climax de quatro cilindros em linha de 141 cv, o bólido tem uma relação peso/potência de meros 2,2 kg por cv. A transmissão sequencial de 5 marchas do modelo também é das mais curiosas, com uma alavanca no lado esquerdo do cockpit.

Lotus 12
Cabine ideal para pilotos canhotos; repare na alavanca da transmissão no lado esquerdo (Divulgação)

Após o encerramento da temporada de corridas em 1958, o modelo foi comprado por John Fisher, famoso engenheiro britânico que posteriormente fez carreira na Ferrari colaborando em projetos de carros de Fórmula 1 e de rua. Em 1959, o monoposto foi adquirido pelo empresário australiano Frank Gardner, que planejava continuar competindo com o Lotus, mas logo o vendeu.

Ao longo das últimas décadas, o carro teve mais alguns proprietários até ser adquirido, em 1991, pelo dono atual, o entusiasta britânico Mike Bennett, que restaurou completamente o carro.

Lotus 12
O Lotus 12 disputou nove corridas pelo Team Lotus, na F1 e na F2 (Divulgação)

A casa de leilões Bonhams estima que o Lotus 12 deva ser leiloado por valores entre 290.000 euros e 390.000 euros, o equivalente a cerca de R$ 1,5 milhão e R$ 2,1 milhões. Por ser um carro tão histórico, está até barato.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Não é fake: Entenda por que a Citroën vende uma van com duas frentes

Ninguém sabe se ela está indo ou voltando, e...

Ford disputará o Rali Dakar 2025 com a picape Raptor

A Ford confirmou presença na disputa do Rali Dakar...

“Carro voador” da Embraer aparece em estágio avançado de produção

A Eve Air Mobility, empresa do grupo Embraer, revelou...

Guepardo, da cearense Adventures Off-Road, entra na fase final de testes

Próximo de ser produzido em série, o Guepardo, da...