A BMW revelou neste mês a versão de produção da R 18, motocicleta cruiser que chega para encarar as Harley-Davidson, em especial a Breakout, rival de mesma proposta: estilo custom com pegada mais esportiva, pneu mais fino na frente, entre-eixos longo e pedaleiras um pouco mais altas e recuadas.

Com visual inspirado na R 5, um dos primeiros modelos da BMW na década de 1920, a R 18 utiliza motor boxer bicilíndrico de 1.802 cm³, 92 cv a 4.750 rpm e 16,1 kgfm a 3.000 rpm, sendo 15,3 kgfm desse torque sempre disponível entre 2.000 rpm e 4.000 rpm. Com câmbio de seis velocidades, o lançamento vai de zero a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h.

Na eletrônica, destaque para os três modos de condução: Rain, Roll e Rock, além da opção individual que permite personalizar conforme o gosto do condutor. O pacote de tecnologia também traz controles de estabilidade, tração e de freio motor, partida com chave presencial e assistente de partida em rampa (este oferecido como opcional).

A R 18 pesa 345 kg na balança e seu tanque de combustível tem capacidade de 16 litros. A suspensão é composta por um garfo telescópico com 120 mm de curso na dianteira e braço oscilante com amortecedor central de 88 mm  na traseira. Os freios são a disco de 300 mm, com quatro pistões e pinça fixa. O sistema de frenagem ABS integral da BMW Motorrad é item de série.

Equipada com rodas de 19 polegadas na dianteira e 16″ na traseira, a nova BMW é calçada com pneus de medida 120/70 R19 na frente e 180/65 B atrás. O preço da R 18 nos EUA parte de 18.190 dólares, pouco mais de R$ 95 mil na conversão direta, sem impostos e taxas.