O site oficial da Fiat passou a exibir nesta semana uma página especial para divulgar a nova geração da Fiat Strada. Nela, há informações sobre versões, imagens do interior – que ainda não tinha sido mostrado – e também as primeiras fotos oficiais da configuração cabine simples. Os preços não foram revelados.

A opção de entrada será chamada de Endurance e terá sob o capô o veterano motor 1.4 Fire EVO de até 88 cv e 12,5 kgfm de torque, combinado com o câmbio manual de cinco marchas e direção hidráulica. De série, terá itens como controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa, led de iluminação diurna, ar-condicionado, preparação para som, direção com ajuste de altura, computador de bordo, protetor de caçamba e rodas de aço de 15 polegadas com calotas. Os para-choques serão sem pintura.

A outra versão cabine simples será a Freedom, com propulsor 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm, transmissão manual de cinco velocidades e direção elétrica. Além dos recursos da Endurance, ela trará banco do motorista com ajuste de altura, travas, vidros e retrovisores elétricos, faróis de neblina, para-choques, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, rádio com entrada USB, rodas de liga-leve de 15”, quadro de instrumentos com display digital de 3,5” e sensor de pressão dos pneus.

Lembra da versão Working 1.4? Ela ainda existirá, mas somente com a Strada cabine simples da antiga geração, que permanecerá em linha para atender ao mercado frotista e reforçar o volume de vendas da picape mais vendida do Brasil.

Em relação ao modelo antecessor, a nova Strada cabine simples cresceu. Ela tem 4,47 metros de comprimento (3,6 cm extras na comparação com a antiga), 1,73 m de largura (6,8 cm a mais), 1,60 m de altura (+ 1,8 cm) e entre-eixos de 2,73 m (+ 1,9 cm). Lado a lado com a nova Strada cabine dupla, a cabine simples é 0,6 cm mais curta e 1,3 cm mais alta.

A caçamba da Strada cabine simples de nova geração tem maior capacidade. Passou de 1.220 litros para 1.354 litros e o peso máximo de carga foi de 705 kg para 720 kg. O acesso ao compartimento continua sendo feito por uma tampa de abertura vertical, que agora ganhou sistema de amortecimento para reduzir em 60% o esforço de abrir e fechar.