BMW M3: um V8 montado para eventos de drift

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Power Slide: atitude é pegar um BMW M3 de rua, emplacado e com baixa km, desmontar tudo, envelopar de rosa e se meter em eventos de drift.

Confira o vídeo insano da BMW M3 driftando:

Tiago Romano, piloto paulistano de Drift conhecido por seus Nissan 350 e 370Z, queria um novo carro para divulgar sua marca e fazer fumaça em um bólido diferente quando desse vontade. Como não brinca em serviço na hora de promover a Drift Hobby, sempre produzindo conteúdo com vídeos feitos por Rodrigo Lagoa e Mariana Pimenta, partiu para as cabeças e montou uma máquina alemã de responsa. E não é qualquer cupê equipado com tração traseira a novidade que já está bombando de visualizações no youtube ­— trata-se de uma poderosa BMW M3 2007 com motor V8 fortão debaixo do capô. Depois de mais de 12 meses de trabalho, quase tudo feito por Zoltan Tamas, mecânico responsável pelos carros da equipe, acompanhamos as primeiras derrapadas do novo integrante cor-de-rosa.

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Comprado no Brasil há mais de um ano (em SP), o M3 veio emplacado e com documentação em dia: coisa difícil de se ver em bólidos de competição por aqui. Mesmo assim, as intenções eram as piores (ou melhores). “Fomos atrás deste BMW para desmontá-lo inteiro por dentro e deixá-lo pronto para apresentações. Queríamos um carro mais top e exclusivo para divulgar a Drift Hobby em eventos do tipo Track Day, buscar novos patrocinadores e, quem sabe, participar de algumas etapas dos Campeonatos regionais com ele”, conta Romano, que ainda andará com seu Nissan 350Z em algumas provas.
Desmontar o alemão foi fácil. Bancos traseiro e do passegeiro dianteiro sumiram em poucos minutos. Laterais de portas e revestimentos em geral também desapareceram. O painel permaneceu montado devido à tanta eletrônica embarcada — mantê-lo no lugar, com todos os instrumentos e módulos de comando, evitaria dores de cabeça. Como se trata de um M de verdade, há detalhes exclusivos, como teto de fibra de carbono e capô com mais espaço para comportar o V8 4.0 desenvolvido pela então equipe que fornecia os veoitões da Fórmula 1.

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São 420 cv originais e 40,8 kgfm de torque disponíveis pelo conjunto em alumínio e com injeção direta. Roda apenas com gasolina Podium e por enquanto está com filtro de ar externo e um escape mais livre, garantindo cerca de 30 cv a mais e alguns kg de força. “O V8 tem torque de sobra e acaba com os pneus muito rapidamente. Mas, só a força bruta não ajuda. Para fazer tão bonito como no Zeto, ainda precisamos andar mais e, principalmente, desenvolver a suspensão e ângulo de esterço das rodas dianteiras. É muito fácil achar componentes especiais para Drift para carros japoneses ou alemães antigos. Já para os mais novos, como essa E92 2007, não há muitos equipamentos. Ou seja, é preciso desenvolver por aqui ou esperar outro louco ter um desses e fazer um knuckle que faça as rodas dianteiras virarem do avesso. A suspensão já foi totalmente refeita e usamos um kit coilover, D2 Racing”, comenta Romano. Um diferencial blocado (LSD), OS Giken, foi instalado para facilitar as penduradas, assim como uma alavanca de freio de mão com acionamento hidráulico.

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Outro ponto na adaptação do piloto ao carro é o câmbio com relações mais longas do M. “O que faço em terceira com o Z, agora tenho de fazer de segunda e segurar mais, pois o V8 gira até mais de 8.000 rpm!”, espanta-se Tiago. Em algumas situações, é preciso usar mais embreagem, por exemplo, tanto que há um conjunto de disco e platô também da OS Giken. Mesmo perdendo 300 kg na desmontagem, o BMW continua pesadinho: 1.350 kg, mas com as mudanças de filtro e escape, o rendimento melhorou e uma injeção programável será adotada para atender às necessidades do drift. Os pneus continuam os Achilles 123s, especiais para a modalidade, porém, montados em rodas Volk, muito leves.

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Diferente do Nissan, que faz voltas VIP com convidados em eventos e ao final das etapas que participa, o alemão por enquanto tem apenas o banco do piloto, com cinto cinco pontos Sparco (mesma marca do volante). Mas, em breve haverá mais uma “cadeira” para passeios radicais. “Já estamos saindo da toca com Zeto e M3 juntos. Os campeonatos de 2014 ainda serão feitos com o 350Z, mas assim que finalizar o três volumes, que já passou dos R$ 200 mil em investimentos, ele também levará a galera para um rolê de lado”, garante Tiago, empolgado para sair da oficina com seus dois carros a cada evento!

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Texto: Eduardo Bernasconi

Fotos: João Mantovani

Redação
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