Diretamente do templo, no autódromo de interlagos, o FullPower Lap coloca mais um elétrico na volta rápida. O Volvo C40 Recharge é um SUV com estilo cupê que não preza a performance, mas sim a eficiência. Apesar de não ser nada esportivo, o C40 acelerou forte para um veículo familiar. 

O C40, tem um porte muito parecido com o Volkswagen Nivus. O conjunto mecânico se resume em dois motores elétricos de 204 cv, um por eixo. A potência combinada resulta em 408 cv e 67,3 kgfm de torque que fazem o crossover acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.  A aerodinâmica do cupê é otimizada pelo spoiler no final do teto e pelo aerofólio traseiro. A bateria de 78 kWh promete uma autonomia de até 420 km.

O nosso piloto de testes Danilo Dirani, é o responsável por acelerar os carros do FulPower Lap. O Volvo C40 não permite desativar os controles de estabilidade e assistentes de segurança, mas segundo Dirani isso não interferiu muito: 

“Mesmo não tendo o controle desabilitado, é muito divertido de guiar. Freio durante todas as três voltas estava ali presente, consegui frear perto da placa do 100, ou até acho que passei o 100 alguma hora.”

“Ele segura um pouco quando esterça muito o volante que ele entende que vai passar reto em um curva, por exemplo, e ele segura com o controle de estabilidade. Motor sempre lá. Volante ficou reto ele vai pra frente” concluiu Dirani.

Divulgação/FullPower

A velocidade do Volvo C40 é limitada em 180 km/h, o que pode ter afetado no tempo de volta, já que o SUV tinha espaço para acelerar mais do que isso. Mesmo com uma suspensão elevada e rodas grandes, o crossover teve bom comportamento graças a tração integral. 

No final das contas, o C40 ficou com o tempo de 2 min e 03 seg na volta rápida do FullPower Lap. Um resultado interessante para um SUV elétrico e pesado que não foi fabricado para andar rápido na pista. O FullPower Lap completo pode ser assistido em Youtube.com/FullPowerTV. Fique ligado que em breve teremos novidades.