O pedido de um cliente resultou neste superesportivo exclusivo e homologado para acelerar nas ruas. Desenvolvido pela Squadra Corse, divisão de corrida interna da Lamborghini, o SC20 tem motor 6.5 V12 aspirado, preparado para entregar 770 cv e 73,4 kgfm de torque com o câmbio automatizado sequencial de sete marchas.

Nenhum dado de desempenho foi revelado ainda pelo fabricante italiano, mas tudo indica que o esportivo sem teto acelere de zero a 100 km/h em menos de três segundos e tenha velocidade máxima na casa dos 350 km/h, assim como o Aventador SVJ, que dispõe do mesmo conjunto mecânico.

De acordo com a Lamborghini, o objetivo do projeto era transferir algumas das lições aprendidas na pista para um carro de rua legalizado e que estivesse de acordo com sua atual linguagem de design sem copiar um modelo existente. Mas não dá para fugir das inspirações, né? As duas aletas e entradas de ar no capô, por exemplo, são baseadas nas do Huracán GT3 EVO e as laterais esculpidas remetem às soluções adotadas no Essenza SCV12. 

A traseira volumosa do Lamborghini SC20 tem uma grande asa de fibra de carbono que pode ser ajustada em três posições de carga: baixa, média e alta. Visto de frente ou de lado, o que mais chama atenção é a ausência do para-brisa, detalhe que reforça ainda mais a esportividade do modelo, cujo preço não foi divulgado.