spot_img

MINI encerrou produção da peruinha Clubman

Data:

Compartilhe:

Station wagon compacta que esbanja simpatia, o MINI Clubman saiu de linha nesta semana após 55 anos da estreia do modelo original, lançado em 1969. O carro, que estava na terceira geração, era produzido na fábrica da marca britânica em Oxford, na Inglaterra.

Desde o lançamento da primeira geração, a MINI vendeu mais de 1,1 milhão de unidades do Clubman em mais de 50 países.

MINI Clubman
As três gerações do Clubman reunidas na fábrica da MINI em Oxford para a despedida do carro (Divulgação)

A primeira geração do Clubman foi produzida de 1969 até 1982. O carro voltaria ao catálogo da MINI somente em 2007, quando o grupo BMW adquiriu a marca britânica e lançou a versão moderna do veículo, que era baseado no tradicional Cooper. A terceira e última geração, com importantes evoluções na parte mecânica e no design, chegou ao mercado em 2015.

Diretor da fábrica da MINI em Oxford, Markus Grüneisl comentou sobre o fim da linha da perua compacta: “Estamos extremamente orgulhosos de ter construído o MINI Clubman em Oxford nos últimos 18 anos para clientes em todo o mundo. Com a sua partida, esperamos receber membros da nova família MINI nas nossas linhas, incluindo um novo modelo conversível que começaremos a produzir no final deste ano.”

MINI Clubman
A terceira geração do Clubman estreou em 2015 (Divulgação)

Além do novo modelo conversível citado pelo diretor da fábrica da MINI, outro carro da marca perto de estrear é o SUV compacto Aceman. Este será o primeiro veículo da fabricante oferecido somente com opções de motorização elétrica. O lançamento do carro, que atualmente passa pelos testes finais, é aguardado para o segundo trimestre deste ano.

No ano passado, a MINI lançou a edição de despedida do Clubman. O modelo chamado Final Edition teve a produção limitada em apenas 1.969 exemplares, uma referência ao ano de lançamento da primeira geração do carro.

spot_img

━ Relembre ━

Inscreva-se em nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Médio com preço de compacto: novo SUV CAOA Chery Tiggo 7 Sport parte de R$ 134.990

A CAOA Chery causou um rebuliço no segmento dos...

Renault 5: ícone francês retorna em versão modernizada com motor elétrico

O Renault 5, um dos carros mais emblemáticos da...

Orca: pilotamos a primeira moto aquática 100% elétrica que chegou ao Brasil

Falamos aqui na FULLPOWER no fim de janeiro sobre...

FULLPOWER LAP: aceleramos o GWM Ora 03 GT em Interlagos

O FULLPOWER LAP está de volta e mais eletrizante...