A Volkswagen apresentou nesta segunda-feira (25), através de uma live no seu canal oficial do YouTube, o novo Jetta GLI modelo 2023. Um dos sedãs médios que ainda sobrevive no mercado Brasileiro, manteve o 2.0 TSI e recebeu renovação no design, equipamentos e tecnologia. 

As principais mudanças no design dessa nova geração, estão na grade dianteira, que permanece a mesma mas agora conta com um para-choque que foi redesenhado, recebendo uma entrada de ar e luzes de neblina na vertical, além do novo logotipo da fabricante. Os faróis seguem full-LED com projetores. Já na traseira, o escapamento tem ponteiras novas, e o para-choque tem alterações feitas para reposicionar as luzes de sinalização e o novo extrator.

No interior, o sedã recebeu a central multimídia VW Play, que foi lançada com o Nivus. Essa central foi desenvolvida no Brasil e possui compatibilidade com Android Auto e Apple Carplay sem fio. Outra novidade é o novo volante com borboletas para trocas de marcha e botões sensíveis ao toque. O painel tem praticamente o mesmo desenho, com iluminação ambiente, carregador sem fio para smartphones, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas. Nos bancos, as costuras possuem detalhes em vermelho, assim como os acabamentos de porta.

Divulgação/Volkswagen

A mecânica VW segue a mesma receita com o motor 2.0 TSI de injeção direta e comando de válvulas variável. Agora, com nova calibração, são 231 cv (entre 5000 e 6200 rpm) e 35,7 kgfm de torque a 1.500 rpm. O câmbio, é o DSG de dupla embreagem que passa a ser de sete marchas. Segundo a VW, o novo Jetta chega aos 100 km/h em 6,7 segundos com velocidade máxima de 249 km/h.

O novo Jetta GLI 2022 é fechado em uma única versão que ainda vem com faróis automáticos, espelho retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, direção elétrica com relação variável, espelhos laterais com desembaçador, duas entradas USB-C, chave presencial, bloqueio eletrônico do diferencial (XDS), ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico e quatro modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual).

Pode ser seu por R$ 216.990 disponível em cinco cores, podendo optar por: Azul Rising, Branco Puro, Cinza Puro ou no Vermelho Kings que é mostrado nas imagens. Entre as opções sólidas a VW oferece apenas o  Preto Mystic. Para o Brasil ele vem com rodas diamantadas em aro 18”.

Divulgação/Volkswagen

Confira a ficha técnica do novo Jetta GLI:

Mecánica: Motor a gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, turbo, 1.984 cm3; 82,5 x 92,8 mm; 9,6:1; 231 cv entre 5000 e 6200 rpm, 35,7 mkgf a 1.500 rpm 

Câmbio: automático de dupla embreagem, 7 marchas, tração dianteira

Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira)

Freios: disco ventilado (dianteira), disco sólido (traseira)

Direção: elétrica, 11,1 (diametro giro)

Desempenho: 0 a 100 km/h, 6,7 segundos; velocidade máxima, 249 km/h.

Rodas e pneus: liga leve, 225/45 R18

Dimensões: comprimento, 474,7 cm; largura, 179,9 cm; altura, 147,8 cm; entre-eixos, 268 cm; peso, 1.476 kg; tanque, 50 l; porta-malas, 510 l