Nova bicicleta Lotus da equipe britânica está pronta para a Olímpiada de Paris

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O British Cycling, a equipe de ciclismo olímpico do Reino Unido, revelou nesta segunda-feira (29) sua nova bicicleta de pista com a qual competirá nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Mantendo a tradição, a bicicleta britânica mais uma vez foi construída pela fabricante de carros esportivos Lotus Cars.

O desenvolvimento da bicicleta de velódromo foi idealizado pela divisão de engenharia da Lotus, a Lotus Engineering, em colaboração com a Hope Technology, conceituado fabricante britânico de bicicletas. Com essa união de esforços e conhecimentos, o modelo recebeu o nome Hope-Lotus. Outra empresa do Reino Unido envolvida no projeto é a Renishaw, que fornece peças feitas em impressão 3D, como as rodas da bike.

Nova bicicleta Hope-Lotus
A Hope-Lotus usa as mesmas tecnologias de construção do hipercarro Lotus Evija (Divulgação)

A nova bicicleta é uma evolução do modelo de pista Hope-Lotus de primeira geração usado pelo time britânico nas Olimpíadas de Tóquio, que contribuiu para que a equipe do país conquistasse sete medalhas no esporte.

Como explicado pela Lotus Engineering, a Hope-Lotus tem a parte aerodinâmica otimizada, materiais de construção avançados e novos elementos de design. O garfo dianteiro, por exemplo, inspirado em aviões de combate, possui uma borda serrilhada que suaviza o fluxo de ar ao redor do ciclista. Já o guidão pode ser ajustado para ajudar o condutor a encontrar a posição aerodinâmica mais eficiente durante as corridas. O desenho do garfo traseiro também contribui para reduzir o arrasto aerodinâmico do conjunto bicicleta-ciclista.

Nova bicicleta Hope-Lotus
Fininha: a bike é construída para obter o melhor formato aerodinâmico (Divulgação)

Bicicleta com tecnologia de hipercarro

De acordo com a montadora britânica, a fibra de carbono de alta qualidade e o processo de fabricação de cura única aplicados na construção da Hope-Lotus são os mesmos utilizados na fabricação do hipercarro elétrico Lotus Evija. A marca ainda não revelou o peso da bicicleta – o modelo da primeira geração pesava 7,5 kg.

“A Lotus tem orgulho de continuar trabalhando com a British Cycling, Hope Technology e Renishaw para oferecer experiência de engenharia incomparável para produzir a bicicleta mais eficiente e bonita para apoiar nossa seleção nacional. Estamos extremamente entusiasmados por ter desempenhado um papel mais uma vez para continuar a impulsionar a inovação na busca de desempenho, proporcionando eficiência para dar aos pilotos britânicos a melhor oportunidade possível para o sucesso”, disse Richard Hill, chefe de aerodinâmica da Lotus.

Nova bicicleta Hope-Lotus
A Lotus fornece bicicletas para o time olímpico britânico desde os anos 1990 (Divulgação)

Hill, aliás, é um grande especialista na construção de bicicletas de corrida. Nos anos 1990, ele liderou o projeto da bike olímpica Lotus 108 e da Lotus 110 Tour De France, para competições de longa distância.

Nova bicicleta Hope-Lotus
O guidão da bike de corrida pode ser ajustado de acordo com o corpo do ciclista (Divulgação)

“Conseguimos continuar a ultrapassar os limites da engenharia na procura de desempenho para proporcionar eficiência e dar aos pilotos britânicos a melhor oportunidade possível para o sucesso. A bicicleta Hope-Lotus é a demonstração perfeita da nossa capacidade de transferir as competências e conhecimentos que adquirimos ao longo de mais de 75 anos de desenvolvimento de automóveis para trazer uma nova perspectiva a outras indústrias”, concluiu Mark Stringer, Diretor Comercial da Lotus Engineering.

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