A Volkswagen rendeu-se à nostalgia. Recentemente, a fabricante alemã revisitou a história do EA 276, o carro conceito que serviu de base para o projeto do Golf, que neste ano completa 50 anos de presença contínua no mercado.
Criado para substituir o Fusca, a primeira geração do Golf foi uma evolução do EA 276. E ainda bem que isso aconteceu, caso contrário aquele que seria o principal produto da VW poderia ter nascido com um design extremamente questionável e obsoleto.
Embora fosse posicionado na dianteira, o motor do EA 276 ainda era o mesmo do Fusca, um propulsor na configuração boxer (com cilindros contrapostos) e refrigerado a ar. No entanto, como a própria VW relembrou, “os dias desta tecnologia estavam chegando ao fim”. Era o começo da era dos motores arrefecidos a água e na disposição em linha, além do emprego de tração nas rodas dianteiras – até então, o mais comum era a tração traseira, disposição que também “roubava” espaço do interior dos carros.
Por outro lado, o protótipo já contava com elementos que tornariam o Golf um carro tão diferente quando foi lançado. Com o motor na parte frontal, o carro ganhou mais espaço na cabine e, sobretudo, na parte traseira, permitindo aos designers da VW criar um porta-malas mais avantajado e prático de ser usado. O EA 276, porém, era feio de doer.
Giugiaro transformou o EA 276 no Golf
A total falta de beleza do EA 276 foi contornada por Giorgetto Giugiaro. Desenhar o Golf foi um dos primeiros trabalhos aceitos pelo estúdio fundado pelo designer italiano, o Italdesign Giugiaro, que iniciou as atividades com sua própria marca em 1969.
Antes de chegar ao desenho final do que seria o primeiro Golf, Giugiaro projetou, em 1970, o EA 337, que era uma versão refeita do EA 276 com importantes alterações. Curiosamente, esse protótipo parece um “rascunho” do primeiro Volkswagen Gol lançado no Brasil, em 1981.
O EA 337, ao contrário do protótipo anterior, era um carro com design mais acertado, com formas equilibradas e com a típica fluidez “quadrada” dos anos 1970. Em 1971, Giugiaro entregou a versão final do projeto, que em seguida passaria apenas por ajustes aerodinâmicos nas instalações da Volkswagen em Leipzig, na Alemanha. Três anos depois, o carro batizado como Golf chegaria ao mercado europeu e o resto é história.
EA 276 será exposto em evento de clássicos
Provando que não tem vergonha de seu passado, a Volkswagen, no ritmo das celebrações dos 50 anos do Golf, preparou uma exposição sobre o seu produto mais famoso.
Um exemplar do primeiro Golf de produção, com uma chamativa pintura em amarelo brilhante, e uma rara unidade do EA 276 serão expostos lado a lado no evento de carros antigos Bremen Classic Motorshow, na Alemanha, entre os dias 2 e 4 de fevereiro.