Apresentado no Salão do Automóvel do ano passado, o Toyota Yaris X-Way começou a ser vendido nesta semana no Brasil. O preço sugerido da versão com visual aventureiro é de R$ 78.990, exatos R$ 3.100 mais caro que o cobrado pela configuração XS 1.5 CVT, em que a novidade se baseia.

O valor extra agrega somente alterações estéticas ao hatch, que permanece com a mesma altura em relação ao solo – geralmente, versões aventureiras são mais altas e adotam pneus de uso misto, mas não é o caso aqui. Há rodas de liga leve de 15 polegadas com acabamento na cor preta, rack de teto, apliques de plástico preto nos para-choques e nos para-lamas, frisos nas laterais e logotipo X-Way na tampa do porta-malas e nos tapetes.

O conjunto mecânico do Yaris X-Way é composto pelo motor 1.5 flex de até 110 cv e 14,9 kgfm (o mesmo do Toyota Etios) e pela transmissão CVT (a mesma do Corolla), com simulação de sete marchas virtuais. A lista de equipamentos traz ar-condicionado digital, direção elétrica, retrovisores com ajuste elétrico e rebatimento, vidros e travas elétricos, controle de tração e estabilidade, assistência de partida em rampa, faróis de neblina, faróis com regulagem elétrica de altura e acendimento automático. Há também bancos de couro, computador de bordo com tela colorida de 4,2 polegadas, câmera de ré, chave presencial e central multimídia com tela sensível ao toque.