A Audi do Brasil comemora três décadas de presença no país com uma série de eventos marcantes que destacam o passado, presente e futuro da marca do segmento premium. O evento realizado nesta última quinta-feira (21) no Parque Mirante, em São Paulo, revelou diversas iniciativas, incluindo a exposição do projeto da Fórmula 1, o lançamento do RS 6 Avant Legacy, a revelação do protótipo Q6 e-tron, e a parceria com a Senna Brands.
Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil, expressou sua satisfação pela jornada de 30 anos da fabricante alemã no Brasil. “Ao longo dessas três décadas, a marca das quatro argolas se consolidou e vem se destacando desde então no cenário automotivo nacional, entendendo cada vez mais as particularidades do nosso mercado, conquistando a confiança e lealdade dos brasileiros, proporcionando uma experiência premium em todas as etapas da jornada dos clientes e oferecendo ao público veículos inovadores, tecnológicos e que apontam para o futuro da mobilidade.”
Audi do Brasil e Senna Brands
A relação da Audi do Brasil com o nome Senna é intrínseca. Em 1993, Ayrton Senna se tornou o representante oficial da fabricante no país, por meio da Senna Import. No ano seguinte, os veículos da marca das quatro argolas começaram a ser vendidos no país.
A parceria entre Audi do Brasil e Senna Brands vai celebrar os 30 anos do legado do piloto. A união das marcas neste ano especial será celebrada em um projeto institucional e ações sociais.
Audi RS 6 Avant Legacy
No evento de celebração de seus 30 anos no Brasil, a Audi anunciou o lançamento do RS 6 Avant Legacy, uma série especial exclusiva para o mercado brasileiro, limitada a 15 unidades. O modelo apresenta um visual exclusivo, mais itens e ajustes mecânicos para melhorar o desempenho.
Equipado com um motor 4.0 V8 biturbo de 630 cv de potência, transmissão tiptronic de oito velocidades e tração integral permanente quattro, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge velocidade máxima de 280 km/h. O preço sugerido é de R$ 1.364.990,00.
“Temos orgulho de perpetuar o nosso DNA das pistas de competição em todo o nosso portfólio de veículos, que oferece opções a todos os gostos e estilos – como aos amantes das stationwagons, segmento que, embora rareando no mercado, oferece uma combinação espetacular de conforto, versatilidade, desempenho e dinâmica de condução. E a série especial RS Avant Legacy conseguiu o que parecia improvável – tornar o consagrado modelo ainda mais divertido ao volante”, comemora Renato Celiberti, Head de Vendas da Audi do Brasil.
Audi Q6 e-tron
A Audi do Brasil também revelou protótipo do Audi Q6 e-tron, marcando um avanço significativo na eletrificação e digitalização de sua linha de automóveis de zero emissão.
Equipado com tecnologia de motorização elétrica de última geração, incluindo um sistema de 800 volts, motores eficientes e inovações em gestão de bateria, o Q6 e-tron tem previsão de chegada ao mercado no segundo semestre deste ano.
“Estamos pavimentando gradualmente o caminho da mobilidade elétrica no país. Nós já investimos quase R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga para carros eletrificados desde 2019, além de termos a nossa rede completa de concessionários equipados com carregadores ultrarrápidos em todo o Brasil”, afirma Marcos Quaresma, Head de Eletrificação da Audi do Brasil.
Audi na Fórmula 1
Durante a cerimônia, a Audi apresentou em solo brasileiro o protótipo de seu carro para a Fórmula 1 para a temporada de 2026, revelando que o motor está sendo desenvolvido nas instalações da Audi Sport na Alemanha. Esta é a primeira vez em mais de uma década que um motor da F1 será construído na Alemanha. Os primeiros testes com o novo propulsor estão programados para 2025.
Além disso, a Audi anunciou a reestruturação de seu corpo diretivo para a Fórmula 1 e expressou sua intenção de adquirir 100% do Grupo Sauber, uma equipe experiente que desenvolverá e fabricará o modelo de corrida em sua sede na Suíça, também sendo responsável pelo planejamento e execução das operações da corrida.
“A entrada da Audi na Fórmula 1 a partir de 2026 espelha o nosso passado, presente e futuro. Uma marca que teve origens nas pistas de competição, chegou ao país pelas mãos do eterno ‘chefe’ Ayrton Senna e atualmente está desenvolvendo uma tecnologia eletrificada capaz de oferecer uma performance sustentável e de ponta para competir na categoria mais renomada do automobilismo global”, afirma Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.