O Porsche que nunca foi comercializado: O conceito esquecido de um modelo do Cayenne conversível

Data:

Compartilhe:

As fabricantes produzem muitos modelos e designs até chegarem a uma conclusão final. Mas de tantas possibilidades que podem existir, nem sempre um veículo sai do papel para se tornar um protótipo, mas quando isso acontece já é praticamente na fase final de desenvolvimento. Com a Porsche aconteceu diferente para um exemplar que foi esquecido mesmo depois de ter saído do papel.  

Em meados de 2002, a fabricante alemã apresentava ao mercado automotivo mundial, o Cayenne, um dos grandes sucessos da marca até hoje. Na época, a Porsche procurava ideias para possíveis derivações do SUV e encontrou uma que seria totalmente inovadora em termos de design e técnologia.

O protótipo Package Function Model nasceu através de ideias que imaginavam um SUV cupê e conversível ao mesmo tempo. Teoricamente era um irmão menor do Cayenne, que seria uma opção para a montadora alemã aproveitar a fase do SUV que começava a sua trajetória de sucesso. Nesse exemplar, a principal curiosidade estava na parte traseira, onde a equipe da Porsche decidiu propor duas soluções de designers para serem avaliadas. 

As diferenças do modelo de projeto para um Cayenne estava muito além da capota. O veículo possuía portas com uma diferença de 20 centímetros mais longas se comparado ao SUV. O desenho misturava elementos de um esportivo com um veículo familiar grande, deixando um pouco de lado a tendência SUV. Segundo o chefe de design da Porsche, Michael Mauer, “Um SUV conversível é um desafio tanto estéticamente quanto formalmente”. Um SUV sempre tem uma carroceria grande e pesada. Você combina isso com uma pequena metade superior e depois corta o teto- você ganha formas muito estranhas emergindo disso”.

Este modelo teve muitos motivos para deixar de ser comercializado. De acordo com a Porsche, a fabricante não tinha certeza se o projeto era atraente o suficiente para o mercado da época e por isso entendeu que o exemplar não seria muito rentável. No fim das contas o veículo que era para ser um Cayenne conversível só ficou no protótipo e nunca mais ficou nos planos da fabricante. 

porsche cayenne convertible side
Divulgação/Porsche
Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Chevrolet Camaro Collection terá apenas 125 unidades exclusivas para o Brasil

Para a tristeza dos entusiastas, o Chevrolet Camaro está...

Jeep relança Wrangler com pintura cor-de-rosa nos EUA

Após receber uma onda de pedidos, a Jeep decidiu...

Nova picape Chevrolet S10 tem pré-venda iniciada por R$ 281.190

Com apresentação ao público marcada para a próxima semana...

As 5 marcas de bateria com melhor reputação, segundo o Reclame Aqui

Você já parou para pensar na importância da bateria...