Conceito Basalt é uma prévia do novo SUV que a Citroën lançará no Brasil em 2024

Data:

Compartilhe:

A Citroën revelou nesta quarta-feira (27) as primeiras imagens do Basalt Vision, um carro conceito que antecipa as linhas do novo SUV cupê que será lançado na América do Sul, incluindo o Brasil, ainda neste ano.

Desenvolvido pelas equipes na América do Sul, o Basalt faz parte da estratégia de crescimento internacional da Citroën, juntamente com o C3 e o Aircross, que atualmente são os principais produtos da montadora na região. Segundo a marca francesa, o conceito mostrado nas imagens é “uma visão muito próxima do modelo que estará disponível para os clientes em 2024”.

Citroën Basalt Vision
O Basalt será o terceiro modelo do programa C-Cube da Citroën, depois do C3 e o Aircross (Divulgação)

Thierry Koskas, CEO global da Citroën, está confiante no novo produto para fortalecer a presença da marca nos mercados sul-americanos e na Ásia. “Nossas equipes estão totalmente comprometidas em trazer, nos próximos meses, essa visão inovadora de um SUV Cupê que se destaca pelo design arrojado, espaço interior e conforto único a bordo. Desenvolvido e produzido localmente, estamos confiantes de que o Basalt Vision atrairá um grande número de clientes e reforçará nossa posição nos principais mercados”.

Basalt é o primeiro fastback da Citroën

O Basalt será o primeiro carro da Citroën no formato de SUV cupê, um estilo criado pela BMW em 2007 com o exótico X6. Esse tipo de carroceria, também chamada de fastback, está em alta ao redor do mundo. Aqui no Brasil, os principais exemplos com esse design são o VW Nivus e o Fiat Fastback, que aparecem entre os carros mais vendidos no país.

Citroën Basalt Vision
A carroceria fastback é caracterizada pelo caimento suave na parte traseira (Divulgação)

Conforme descrito pela Citroën, o formato SUV transmite “modernidade, robustez e segurança”, enquanto o caimento suave da porção traseira no estilo cupê adiciona “fluidez e dinamismo”. A marca também explicou a origem do nome Basalt, inspirado na rocha vulcânica basalto, um “material resistente e intemporal”, atributos que a empresa deseja transmitir com seu novo produto.

Bom desempenho à vista

Segundo a montadora francesa, o Basalt será construído sobre a mesma plataforma do C3 e do Aircross, a CMP (de Common Modular Platform/Plataforma Modular Comum) do grupo Stellantis. Outros carros do conglomerado multimarcas fabricados com essa base são o Jeep Avenger, Opel Corsa F e os Peugeot 208 e 2008.

Citroën Basalt Vision
Novo SUV cupê da Citroën será construído sobre a plataforma CMP do grupo Stellantis (Divulgação)

A aplicação da plataforma CMP indica que o Basalt pode receber o elogiado motor flex 1.0 turbo três cilindros, que rende cerca de 130 cv de potência e 20 kgfm de torque. Tal como outros veículos de marcas da Stellantis impulsionados por esse propulsor, o futuro SUV cupê da Citroën pode receber o câmbio automático CVT que simula 7 marchas.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

As 5 marcas de bateria com melhor reputação, segundo o Reclame Aqui

Você já parou para pensar na importância da bateria...

Jeep relança Wrangler com pintura cor-de-rosa nos EUA

Após receber uma onda de pedidos, a Jeep decidiu...

BMW X5 será o primeiro carro híbrido plug-in produzido no Brasil

O Brasil está prestes a receber seu primeiro veículo...

Nova picape Chevrolet S10 tem pré-venda iniciada por R$ 281.190

Com apresentação ao público marcada para a próxima semana...