Dodge Charger elétrico deve vibrar e soar como se tivesse motor V8

Data:

Compartilhe:

Rumores publicados na imprensa dos Estados Unidos indicam que a próxima geração do Dodge Charger, com motorização elétrica, pode ser um carro contraditório. Como sabemos, automóveis elétricos emitem um ruído muito baixo e não vibram. Acontece que os donos de muscle cars apreciam o ronco alto do motor e da vibração no carro causada pelo giro de um V8 com centenas de cavalos de potência. Então, o que fazer para agradar essa clientela tão exigente e conservadora?

A falta de ruído pode ser resolvida com um sistema de som que projeta para o ambiente o ronco “fake” de um motor V8. Um equipamento como esse estava presente no Charger Daytona, conceito com motorização elétrica apresentado pela Dodge no SEMA Show 2022, em Las Vegas, para avaliar a recepção do público sobre as novas ideias para o Charger do futuro. Esse protótipo, porém, ainda não vibrava como um oito cilindros. Mas para esse problema também existe uma solução: vibradores.

DodgeChargerDaytonaSRTConce
Conceito Charger Daytona SRT antecipa como será a próxima geração do Charger (Divulgação)

O Mopar Insiders encontrou recentemente uma patente da Stellantis (controladora da Dodge) nos EUA para um sistema chamado Active Vibration Enhancement (AVE, sigla em inglês para Aprimoramento de Vibração Ativa). O documento disponível on-line menciona que o AVE é projetado para funcionar em conjunto com o Active Sound Enhancement (Aprimoramento de Som Ativo), para simular o ruído e as vibrações de motor a combustão.

A patente descreve que os dois dispositivos são ativados por sensores que acompanham a posição do pedal do acelerador, a velocidade da roda e do motor elétrico, e o torque. Com os dados de cada um desses componentes, o sistema proporciona o que a Stellantis chama de “experiência vibroacústica”.

Novo Charger tem a grade frontal iluminada por LEDs
Novo Charger ressuscita o logotipo Fratzog de carros esportivos da Dodge (Divulgação)

Ainda de acordo com o documento, um gerador de força instalado à carroceria do veículo é capaz de enviar vibrações para pontos específicos, como o volante e os bancos. O dispositivo ainda é proposto com níveis de regulagens diferentes de vibração e de efeito sonoro, podendo ser anulados ou potencializados.

Novo Charger camuflado
Novo Charger preparado com camuflagens para testes de rodagens (Divulgação)

A Dodge ainda não confirma se tais equipamentos estarão presentes na nova geração do Charger. De toda forma, o momento de revelação está próximo: a apresentação do carro está marcada para o próximo dia 5 de março.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

As 5 marcas de bateria com melhor reputação, segundo o Reclame Aqui

Você já parou para pensar na importância da bateria...

Jeep relança Wrangler com pintura cor-de-rosa nos EUA

Após receber uma onda de pedidos, a Jeep decidiu...

BMW X5 será o primeiro carro híbrido plug-in produzido no Brasil

O Brasil está prestes a receber seu primeiro veículo...

Nova picape Chevrolet S10 tem pré-venda iniciada por R$ 281.190

Com apresentação ao público marcada para a próxima semana...