E-Transit da Ford Pro promete eficiência e custos reduzidos para frotas brasileiras

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A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da Ford, anunciou nesta terça-feira (27) o início das vendas da E-Transit no Brasil para o final de março. A chegada desse modelo elétrico oferece uma nova opção para clientes em busca de sustentabilidade e eficiência em suas operações comerciais.

Além da versão furgão, que tem sido testada na América do Sul em um programa piloto desde 2022 com frotistas, a E-Transit apresenta uma variante chassi cabine, sendo a primeira com motorização elétrica no segmento de até 5 toneladas no Brasil.

Ford E-Transit
Recarga pode ser concluída em 35 minutos por meio de um carregador rápido  (Divulgação)

Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, ressalta que o lançamento da E-Transit é um passo significativo na ampliação da atuação da Ford Pro no mercado brasileiro. “A chegada da E-Transit é mais um passo importante na ampliação e diversificação da nossa linha de produtos para dar continuidade ao crescimento da Ford Pro, sempre com foco em oferecer a máxima rentabilidade para o negócio do cliente.”

Desde o início de suas operações em 2021 com a Transit Minibus, seguida pela Transit Furgão, a Ford Pro tem avançado no mercado, introduzindo no ano passado três novos produtos: Transit automática, Transit Chassi e a nova geração da Ranger, nas versões XL e XLS.

Ford E-Transit
A E-Transit Chassi pode receber diferentes configurações para o trabalho (Divulgação)

E o investimento da Ford Pro tem mostrado resultados expressivos, com um crescimento de 60% nas vendas de veículos comerciais no Brasil nos últimos 24 meses, totalizando mais de 5.200 unidades em 2023, incluindo comerciais leves e picapes de trabalho.

Frotas eletrificadas

A eletrificação de frotas é uma tendência crescente tanto globalmente quanto no Brasil. Para a Ford, a E-Transit atende às necessidades de empresas e grandes frotistas que buscam no curto prazo operações mais sustentáveis e com menor custo operacional.

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Bateria de lítio fica alojada entre as partes central e traseira da E-Transit (Divulgação)

Com mais de 40.000 unidades vendidas na Europa e nos Estados Unidos, onde lidera o segmento, a E-Transit já passou por testes com sucesso por mais de dez empresas na América do Sul, incluindo Brasil, Argentina e Chile, principalmente nos setores logístico e de e-commerce.

O desempenho positivo nos testes resultou na primeira venda de 300 unidades da E-Transit – para um cliente ainda não revelado.

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A E-Transit Furgão será oferecida em três versões com capacidade de carga diferentes (Divulgação)

A Ford Pro ainda oferece suporte total aos clientes durante a transição para a eletrificação de suas frotas, incluindo antecipação de necessidades, transformação dos veículos e preparação da infraestrutura de carga.

E-Transit – furgão e chassi

A E-Transit está disponível em duas versões, furgão e chassi, equipadas com motor elétrico de 198 kW (269 cv) com tração traseira e autonomia de 317 km (WLTP).

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Cabine da E-Transit leva até 3 ocupantes (Divulgação)

A bateria de lítio de 68 kWh pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas, usando conector do tipo 2, com um sistema de gerenciamento de carga que otimiza a sua vida útil, informou a Ford.

Como diferenciais exclusivos nesse segmento, a E-Transit traz tecnologias semiautônomas que reduzem o risco de colisões, como sistema de frenagem autônoma, além de controle de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmera 360°.

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Motor elétrico da E-Transit gera 269 cv e 24 kgfm de torque (Divulgação)

“A E-Transit oferece vantagens que vão muito além das emissões zero. O custo de posse é uma delas. O seu trem de força tem 86% menos peças de desgaste que o da versão a diesel e, combinado com o uso da energia elétrica, seu custo total de operação é 40% menor”, explica Matias Guimil, gerente de Estratégia de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

A E-Transit Furgão dispõe de quatro modelos com diferentes capacidades de carga volumétrica: L2H2, com 9,5 m3; L2H3, com 10,7 m3; L3H3, com 12,4 m3; e L4H3, com 15 m3. Ela tem peso bruto total de 3,5 toneladas, que permite a condução com CNH B, e sua capacidade de carga varia de 800 a 1.000 kg.

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A E-Transit Furgão tem capacidade de carga de 800 kg a 1000 kg (Divulgação)

Já a E-Transit Chassi tem versões com peso bruto total de 3,5 e 4,2 toneladas e capacidade de carga de 1.300 a 2.100 kg. Tanto a furgão como a chassi chegam com preço a partir de R$ 542.000 com garantia de três anos, ou 100.000 km, e cobertura de oito anos ou 160.000 km para a bateria.

Redação
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