Renault 5: ícone francês retorna em versão modernizada com motor elétrico

Data:

Compartilhe:

O que você verá neste artigo:

O Renault 5, um dos carros mais emblemáticos da história da marca francesa, está de  metros volta em uma versão totalmente elétrica e moderna. Inspirado no modelo original de 1972, o novo 5 apresentado nesta semana no Salão de Genebra, na Suíça, combina nostalgia com tecnologia de ponta.

As linhas curvas e a grade frontal inconfundível do 5 original foram reinterpretadas com um toque moderno, criando um design que é retrô e futurista ao mesmo tempo. Faróis de LED, rodas de liga leve de 18 polegadas e cinco opções de cores vibrantes completam o visual ousado do novo modelo.

Renault 5
O novo Renault 5 tem 3,92 metros de comprimento (Divulgação)

O carro é montado sobre a nova plataforma AmpR Small, projetada especificamente para veículos compactos com motorização elétrica. Segundo dados do fabricante, o 5 mede 3,92 metros de comprimento por 1,77 m de largura e 1,50 m de altura. A distância entre eixos é de 2,54 m.

Por dentro, o 5 é minimalista e tecnológico, com materiais reciclados e um sistema de entretenimento com tela de 10 polegadas. O painel de instrumentos digital personalizável, bancos dianteiros aquecidos e teto solar elétrico são alguns dos destaques na cabine para cinco ocupantes e um porta-malas de 326 litros.

Renault 5
O porta-malas do novo Renault 5 comporta 326 litros (Divulgação)

O novo 5 oferece três opções de motorização: de 94 cv, 121 cv e 148 cv. A autonomia varia de acordo com a bateria escolhida, com a opção de 40 kWh oferecendo até 230 km e a de 52 kWh até 380 km. O tempo de recarga varia de 30 minutos a uma hora, dependendo da potência do carregador.

Nos momentos em que estiver parado, o Renault 5 pode servir como uma bateria residencial por meio do sistema de carregamento bidirecional.

Renault 5
A energia da bateria do Renault 5 pode ser redirecionada para residências (Divulgação)

Diversos recursos de segurança estão presentes no novo carro da Renault, como freios ABS com EBD, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e airbags frontais, laterais e de cortina. Já o sistema de infotainment é compatível com Android Auto e Apple CarPlay e oferece conectividade e entretenimento para todos os ocupantes.

O 5 estará disponível na Europa a partir do terceiro trimestre deste ano em três níveis de acabamento: Evolution, Techno e Iconic Cinq. O preço inicial do veículo no Velho Continente será de 25 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 134 mil. O carro também é esperado no Brasil, embora a montadora ainda tenha batido o martelo sobre essa decisão.

Renault 5
Acabamento interno é fabricado com materiais reciclados (Divulgação)

“O DNA do Renaul 5 é único. É um veículo alegre que atrai simpatia. É um veículo ao mesmo tempo popular e vanguardista, que oferece novas soluções para os tempos que vive. Foi assim em 1972. Continuará a ser o caso em 2024”, celebrou Fabrice Cambolive, CEO da Renault.

Legado do Renault 5

Renault 5
Clássico do passado, o Renault 5 somou mais de 5 milhões de unidades produzidas (Divulgação)

O Renault 5 original foi um carro revolucionário que marcou época. Lançado em 1972, ele se tornou um dos carros mais vendidos da Europa, com mais de 5 milhões de unidades comercializadas. Agora, a nova geração do carro pretende reviver esse legado, oferecendo uma experiência de condução eletrificada.

“As nossas equipes dedicaram muita paixão, excelência e trabalho árduo no desenvolvimento do Renault 5 E-tech elétrico. Esta paixão e o amor que colocamos neste carro são altamente contagiantes. O Renault 5 tem um único alvo: os corações dos nossos clientes. Vai deixar a sua marca na história da marca”, concluiu o CEO da Renault.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

As 5 marcas de bateria com melhor reputação, segundo o Reclame Aqui

Você já parou para pensar na importância da bateria...

Jeep relança Wrangler com pintura cor-de-rosa nos EUA

Após receber uma onda de pedidos, a Jeep decidiu...

BMW X5 será o primeiro carro híbrido plug-in produzido no Brasil

O Brasil está prestes a receber seu primeiro veículo...

Nova picape Chevrolet S10 tem pré-venda iniciada por R$ 281.190

Com apresentação ao público marcada para a próxima semana...