Com a vitória, Max Verstappen confirmou neste domingo (22/5) a liderança do campeonato mundial de Fórmula 1. O Holandes da Red Bull Racing venceu o GP da Espanha, em Barcelona, com seu companheiro Sergio Perez chegando em segundo e George Russell (Mercedes) em terceiro fechando o pódio do final de semana. 

A corrida teve Charles Leclerc (Ferrari) largando na frente com Verstappen na terceira posição e Carlos Sainz piloto da casa saindo de terceiro. Durante a largada, muita agitação e diversas trocas de posições aconteceram. Sainz levou a pior e logo de cara viu Russel e Perez ultrapassarem. Já o Lewis Hamilton (Mercedes) e Kevin Magnussen (Haas) se tocaram e foram parar fora da pista. 

Lá na frente, Leclerc a cada volta se distanciava mais de Verstappen. Na volta 11º, Sainz foi parar nas britas depois de perder a traseira do carro ficando na décima primeira posição. Logo em seguida foi a vez de Verstappen cometer alguns erros, caindo para a quarta posição. 

A liderança estava com Leclerc em mais de 10s de vantagem, com Russel em segundo. Começava uma linda disputa entre o segundo lugar quando Verstappen se aproximou contudo, mas não conseguia ultrapassar o jovem piloto da Mercedes. Foi aí que a “zica” da Ferrari apareceu de novo e o motor de Leclerc com problemas, perdeu potência, tendo que abandonar a prova quando já estava a mais de 15s de vantagem.

Com Russell liderando de Mercedes, a Red Bull decidiu partir para a estratégia de pit stop e chamou o atual campeão mundial para os boxes. Perez conseguiu ultrapassar Russell, e foi só questão de tempo para Verstappen liderar a corrida retornando na pista com pneus macios. Conforme o planejado, a RBR conseguiu colocar o holandes na ponta, seguido pelo companheiro de equipe. 

Após a corrida, Verstappen não deixou de demonstrar que estava feliz em ganhar na pista de sua primeira vitória: “Eu saí da pista, tinha um vento que pegou na minha traseira e eu perdi o carro. Eu consegui fazer uma boa corrida e venci. Eu tentei ficar focado, essas coisas acontecem. Estou muito feliz por mim e pelo Checo”.

Já Russell, que poderia ter a vitória, revelou que teve problemas: “Eu dei tudo que eu podia. Fizemos um trabalho incrível. Me orgulho de estar aqui. Eu tive um problema e a RBR estava no retrovisor, mas eu consegui segurar eles ali atrás. Nas últimas voltas foi muito difícil. Estou muito orgulhoso”.

O destaque da corrida ficou com o heptacampeão mundial. Hamilton, mesmo um pouco sumido dos pódios, mostrou que ainda sabe ser competitivo. Depois de ter caído para último na largada, teve desempenho o suficiente para recuperar e passar na bandeira quadriculada em quinto, salvando bons pontos para a Mercedes. 

As coisas não estão muito bem com a Ferrari. A equipe desde o início do campeonato vem mostrando muita competitividade, mas em compensação os resultados finais na pista não estão sendo como o esperado. Os italianos tiveram problemas em Melbourne, Imola, Miami e agora Barcelona. 

A RBR tem dois motivos para comemorar. Verstappen colocou mais 25 pontos na conta e agora é líder do campeonato de pilotos com 110 pontos, 6 a mais que o vice-líder Leclerc. Já entre os construtores a Red Bull assumiu a ponta com 201 no total. A próxima parada da Fórmula 1 é dia 29/05 no circuito de Mônaco, um dos Grandes Prêmios mais esperados do ano.

 

Resultado do GP da Espanha da F1:

1) Max Verstappen (Red Bull)

2) Sergio Pérez (Red Bull)

3) George Russell (Mercedes)

4) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)

5) Lewis Hamilton (Mercedes)

6) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)

7) Esteban Ocon (Alpine/Renault)

8) Lando Norris (McLaren/Mercedes)

9) Fernando Alonso (Alpine/Renault)

10) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)

11) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)

12) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)

13) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)

14) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)

15) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)

16) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)

17) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)

18) Alexander Albon (Williams/Mercedes)

OUT) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)

OUT) Charles Leclerc (Ferrari)

(Photo by Lars Baron/Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool //

(Photo by Lars Baron/Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool //