O mercado de pneus vem evoluindo muito nos últimos anos, e com a substituição dos derivados de petróleo se tornando cada vez mais realidade, as empresas procuram formas de produção que não percam a performance. Foi o caso da Goodyear que criou um pneu com óleo de soja em sua composição. 

Produzido no Brasil, na cidade de Americana, interior de São Paulo. O pneu a base de soja foi batizado de Wrangler Workhorse AT, e tem a possibilidade de uso misto para SUVs e picapes. De acordo com a fabricante, além de ser um produto mais sustentável, o novo pneu vem com a promessa de ser mais eficiente em termos de quilometragem, dirigibilidade e melhor tração em todos os tipos de terreno. 

A gerente sênior de marketing da divisão de pneus de passeio da Goodyear, Debora Da Cruz. comenta sobre o lançamento: “A linha Wrangler Workhorse AT é a primeira produzida para a América Latina com um composto inédito de óleo de soja, trazendo uma melhor performance e mais sustentabilidade aos pneus. Buscamos compreender o que os consumidores buscam e, no caso dos pneus para uso misto, concluímos que há uma preferência em torno de um produto que alia alto desempenho em diferentes terrenos a uma aplicação para o dia a dia das pessoas que utilizam os seus veículos para tarefas diversas, como trabalho, lazer, viagens, entre outras”

Segundo a Goodyear, o óleo de soja utilizado na produção do novo pneu, garante que ele tenha melhor desempenho em temperaturas diferentes. Em testes realizados pela fabricante, o Wrangler Workhorse AT venceu o antigo pneu Wrangler Armortrac em vários parâmetros. Teve um resultado 20% maior na quilometragem e 4,6% no consumo de combustível. Nas frenagens em piso molhado, a melhoria foi de 4%, já nos testes de aquaplanagem em curvas o novo pneu foi 22% superior. 

O pneu possui desenho com blocos largos para oferecer uma melhor durabilidade e dirigibilidade em terrenos pavimentados. Para ter maior cavidade e desempenho no asfalto molhado, a cavidade é maior permitindo escorrer a água com mais facilidade. A nova linha de pneus a base de soja da Goodyear vai ser oferecida em 20 medidas diferentes para rodas de 15 e até 20 polegadas. A fabricante já disponibilizou a relação completa em seu site oficial.

Divulgação/Goodyear

Divulgação/Goodyear