Picape mais desejada do Brasil segundo pesquisa feita pelo Google, a Ram 2500 enfim já pode ser encomendada em nova geração. A pré-venda do modelo teve início na última semana, na versão Laramie, pelo preço sugerido de R$ 289.990. A chegada de fato da picapona às concessionárias do país ocorrerá em novembro.

Com visual totalmente atualizado, a nova Ram também evoluiu na parte mecânica. O motor turbodiesel Cummins de 6,7 litros e seis cilindros em linha teve um ganho 35 cv e 4 kgfm, graças a modificações como os novos cabeçotes de ferro fundido, pistões reforçados, além de novo turbo de geometria variável e coletor de escape. Agora, são 365 cv e 110 kgfm de torque, sem contar o emagrecimento 28 kg do conjunto. O câmbio automático de seis marchas teve seu funcionamento mais refinado e continua ligado à tração com modos 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida.

Na cabine, o destaque vai para a nova central multimídia com tela de 12 polegadas, que projeta também a imagem de 360º da Ram, graças às cinco câmeras instaladas na carroceria. Uma delas fica na caçamba, permitindo ao motorista acompanhar a carga e descarga.

Bem equipada, a Ram 2500 conta com sistema de cancelamento de ruídos externos – que faz parte do conjunto de áudio da Alpine, com nove alto-falantes e um subwoofer -, monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego traseiro cruzado, faróis full led com farol alto automático, pedais com ajuste elétrico, piloto automático adaptativo e seis airbags.

Aos interessados no novo modelo, vale o lembrete de que no Brasil é preciso ter carteira de motorista tipo C para dirigir a Ram 2500.