Porsche Macan abandona motor a combustão e agora é só elétrico

Data:

Compartilhe:

Eletricidade agora é a única fonte de propulsão do Porsche Macan. A fabricante alemã apresentou na quinta-feira (25), em Singapura, a segunda geração do SUV, que é o primeiro veículo da marca oferecido apenas com opções de motorização elétrica. Mas não se preocupe, ele contínua muito potente, rápido e esbanja estilo.

O modelo renovado está disponível em duas variantes. A versão de entrada é o Macan 4 com motor elétrico de 408 cv, 66,2 kgfm de torque e autonomia de até 613 km. A segunda variante é o Macan Turbo, que embora tenha esse nome, não possui motor a combustão nem turbocompressor. Nessa opção, o propulsor elétrico gera 639 cv, 115 kgfm de torque e proporciona um alcance de 519 km. Ambos as versões possuem sistema de tração integral.

Novo Porsche Macan
O Macan 4 é o modelo de entrada, com motor elétrico de 408 cv, 66,2 kgfm de torque (Divulgação)

“O nosso objetivo é oferecer o modelo mais esportivo do seu segmento com o Macan totalmente elétrico”, afirma Jörg Kerner, vice-presidente da linha de produtos Macan da Porsche.

Conhecendo o novo Porsche Macan

Segundo a marca premium, o Macan 4 acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto o Macan Turbo leva 3,3 segundos. Os dois veículos alcançam velocidade máxima de 220 km/h e 260 km/h, respectivamente.

Novo Porsche Macan
Macan Turbo: apesar de ter esse nome, a versão topo de linha é 100% elétrica e passa dos 600 cavalos de potência (Divulgação)

A eletricidade que move os motores nas duas versões do novo Porsche Macan vem de uma bateria de íons de lítio com capacidade de 95 kWh. De acordo com a fabricante, as baterias podem alcançar até 80% de recarga em 21 minutos por meio de carregador rápido DC. Os dois veículos contam ainda com sistema de regeneração de energia em frenagens.

As duas opções do Macan possuem suspensão a ar com amortecedores de duas válvulas, o que segundo a fabricante ajuda o SUV a oferecer um “espectro mais amplo entre conforto e desempenho”. Os veículos contam ainda com diferencial traseiro com travamento eletrônico. O modelo Turbo tem o opcional de direção do eixo traseiro que pode esterçar até cinco graus para facilitar a execução de manobras em pequenos espaços. Esse recurso também aumenta a estabilidade do carro em velocidades elevadas, informa a Porsche.

Novo Porsche Macan
Os primeiros exemplares do novo Porsche Macan serão entregues aos clientes no segundo semestre de 2024 (Divulgação)

O design do SUV esportivo possui alterações profundas, como os novos faróis e lanternas, ambos em LED, enquanto o capô ficou mais inclinado. As dimensões do Porsche Macan, por outro lado, sofreram poucas mudanças e o veículo ficou apenas alguns centímetros mais longo que seu antecessor. A nova geração do modelo tem 4,78 metros de comprimento, 1,93 de largura, 1,62 m de altura e distância entre eixos de 2,89 m.

O novo Macan surge ainda como um dos SUVs mais aerodinâmicos do mercado. O veículo possui o sistema Porsche Active Aerodynamics (PAA) com elementos ativos e passivos que proporcionam um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,25. O PAA é composto por um spoiler traseiro adaptativo, abas de resfriamento nas entradas de ar dianteiras e tampas flexíveis na parte inferior da carroceria.

Novo Porsche Macan
Novo Porsche Macan pode receber rodas com aro máximo de 22 polegadas (Divulgação)

Por dentro do novo Porsche Macan

A eletrificação levou a um aumento do espaço interno e para bagagens no novo Macan. O porta-malas traseiro comporta até 540 litros e o “frunk”, um segundo compartimento sob o capô, leva mais 84 l. Essa capacidade total representa um acréscimo de 136 l comparado ao modelo da primeira geração.

Novo Porsche Macan
Interior de “nave espacial”: o painel do novo Porsche Macan é repleto de telas (Divulgação)

O interior do novo Macan tem o estilo inconfundível da Porsche: a largura do cockpit é realçada por um painel preto integrado e o design ascendente do console central aumenta a impressão de uma posição do veículo focada no desempenho. Ao mesmo tempo, grandes janelas conferem uma sensação luminosa e arejada ao espaço interior. O SUV vem com interfaces digitais, mas também contam com elementos analógicos, entre eles os controles do ar condicionado e das saídas de ar.

Outros destaques no Macan elétrico é o painel de instrumentos digital e o conjunto de telas sensíveis da central multimídia na parte central e na porção esquerda do painel (ou no lado direito nos modelos vendidos em mercados com mão inglesa). O head-up display com tecnologia de realidade aumentada é outra novidade no SUV renovado da Porsche.

Novo Porsche Macan
O head-up display com realidade aumentada é novidade no Porsche Macan (Divulgação)

Lançado em 2014, o Macan rapidamente se tornou um dos produtos mais populares da marca premium. Nesse período, o SUV somou mais de 800 mil unidades vendidas ao redor do mundo. A nova geração do veículo será produzida da fábrica da Porsche em Leipzig, na Alemanha, e as entregas dos primeiros exemplares ao clientes está programada para o segundo semestre deste ano.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

As 5 marcas de bateria com melhor reputação, segundo o Reclame Aqui

Você já parou para pensar na importância da bateria...

Jeep relança Wrangler com pintura cor-de-rosa nos EUA

Após receber uma onda de pedidos, a Jeep decidiu...

BMW X5 será o primeiro carro híbrido plug-in produzido no Brasil

O Brasil está prestes a receber seu primeiro veículo...

Nova picape Chevrolet S10 tem pré-venda iniciada por R$ 281.190

Com apresentação ao público marcada para a próxima semana...