Podemos dizer que este é o irmão do Nivus, SUV cupê derivado do Polo que a Volkswagen lançará em breve no Brasil. A diferença é que, além de ser maior, o modelo que ilustra esta notícia não virá para cá. Batizado de Tayron X, o novo utilitário-esportivo será comercializado na China.

O Tayron X foi produzido em parceria com a FAW, montadora local do país asiático. Debaixo do capô, trará o motor 2.0 TSI a gasolina com potência de 186 cv ou 220 cv, conforme a versão, e torque de 32,5 kgfm ou 35,6 kgfm. O câmbio será sempre de dupla embreagem e sete marchas e a tração integral, oferecida como opcional.

Vale lembrar que o nome Tayron não é novidade para o público chinês. O SUV médio foi lançado no início de 2018 com a mesma base do Tiguan e, desde aquela época, já ostentava um estilo de carroceria mais esportivo. O Tayron X chega, portanto, com uma roupagem ainda mais esporte, que chama atenção pelo teto mais descaído, vidro mais inclinado, lanternas afiladas e tampa do porta-malas mais reta. Ele tem 4,62 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,66 m de altura e 2,73 metros de distância entre-eixos.