Volvo abre fábrica de baterias para a produção de caminhões elétricos na Bélgica em 2022

Data:

Compartilhe:

A Volvo segue um plano de eletrificação constante para todos os veículos da marca sueca. Não só apenas carros, mas também agora chegou a vez dos caminhões receberem uma atenção especial. A fabricante anunciou que irá abrir no terceiro trimestre deste ano a sua primeira fábrica de montagem de baterias na cidade de Ghent, Bélgica.

Com intuito de um formato plug-play, para ter as baterias prontas para apenas serem instaladas nos veículos, a Volvo Trucks planeja instalar as células e módulos da Samsung SDI em baterias sob medida para os caminhões elétricos FH, FM e FMX. 

De acordo com o Presidente da Volvo Trucks, Roger Alm: “Ao integrar o processo de montagem da bateria em nosso fluxo de produção, podemos reduzir o tempo de execução para nossos clientes e garantir baterias de alto desempenho, ao mesmo tempo em que aumentamos a circularidade.”

A montadora ainda afirma que as baterias serão projetadas para poder posteriormente, reformadas e reutilizadas. O cliente também poderá fazer um pedido personalizado de acordo com a demanda. Cada bateria terá 90 kWh com a possibilidade de serem instaladas 6 em um caminhão, totalizando 540 kWh de capacidade de carga. 

ZSgIidwxbCc40z6PA97ulesJTR
Divulgação/Volvo

Para 2022 a Volvo Trucks planeja o início da produção de três lançamentos de veículos pesados totalmente elétricos para o mercado Europeu. O novo catálogo ainda irá contar com seis modelos de caminhos para todo o mundo. 

“Iniciamos a produção em série de caminhões elétricos já em 2019 e estamos liderando o mercado tanto na Europa quanto na América do Norte. Com o rápido desenvolvimento de redes de carregamento e melhorias na tecnologia de baterias, estou convencido de que veremos uma rápida transformação de toda a indústria de caminhões em um futuro muito próximo.” afirma o Presidente da Volvo Trucks, Roger Alm. 

A fabricante já conta com veículos somentes híbridos e em breve pretende oferecer apenas carros elétricos em suas concessionárias. Nessa nova fase, a Volvo inicia na Bélgica mais uma etapa de seu plano em eletrificar o transporte de caminhões até 2030 com o desejo de que pelo menos 50% de todas as vendas globais sejam elétricas. Com a fábrica alimentada somente por energia 100% renovável a pretensão da montadora sueca é se tornar uma empresa neutra em carbono até 2040.  

 

3B9NRCtmkjfX2HIrVozZsSDEcL
Divulgação/Volvo
Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Jeep relança Wrangler com pintura cor-de-rosa nos EUA

Após receber uma onda de pedidos, a Jeep decidiu...

Camburão elétrico: Tesla Cybertruck se veste para combater o crime

As forças de segurança pública dos Estados Unidos têm...

Fiat Titano agrada, mas é ultrapassada comparada aos concorrentes

Chegou o momento de descobrir como a nova Fiat...

BMW X5 será o primeiro carro híbrido plug-in produzido no Brasil

O Brasil está prestes a receber seu primeiro veículo...