A Fórmula 1 retomou as suas atividades neste final de semana com o Grande Prêmio do México. Max Verstappen garantiu a vitória da prova depois de uma corrida tranquila sobre a pista seca e o clima quente no circuito Hermanos Rodríguez. O piloto da Red Bull Racing triunfou pela 51º vez em sua carreira, garantindo mais um final de semana de celebração para a equipe da Red Bull.
Completando o pódio no Autódromo Hermanos Rodríguez, Lewis Hamilton (Mercedes) ficou com o segundo lugar, enquanto Charles Leclerc (Ferrari) garantiu o terceiro posto. No Top-5 ainda temos Carlos Sainz Jr. (Ferrari) em quarto e Lando Norris (McLaren) em quinto. George Russell (Mercedes), Daniel Ricciardo (AlphaTauri), Oscar Piastri (McLaren), Alexander Albon (Williams/Mercedes), Esteban Ocon (Alpine/Renault) fecharam a zona de pontuação.
A CORRIDA:
Largando da pole position, Charles Leclerc tinha a dificil tarefa de segurar Max Verstappen na longa reta do circuito mexicano. Com a bandeira verde e o início de prova, Leclerc teve uma boa reação, mas antes da primeira curva, viu Verstappen tomar a liderança da prova depois de sair em P3 e ultrapassar com facilidade as duas Ferraris que estavam nas primeiras posições do grid.
Sergio Perez, o piloto da casa, tentou mostrar serviço logo nos primeiros segundos de corrida. O mexicano largou em quarto, mas abordo de sua Red Bull, conseguiu alcançar o Top-3 com facilidade. Em uma tentativa de ultrapassagem arriscada sobre Leclerc no fim da reta principal, Perez bateu com sua roda traseira no carro da Ferrari e acabou sofrendo danos em seu monoposto, o que resultou em um abandono precoce da corrida.

Com 10 voltas completadas, Verstappen, Leclerc e Sainz formavam o Top-3 em uma corrida que até o momento se mostrava tranquila e sem incidentes. No giro 34, Kevin Magnussem mudou os planos do GP mexicano depois de registrar um acidente na curva 8. A suspensão do piloto da Haas quebrou e lançou o carro para fora da pista, acertando fortemente a barreira de pneus. A bandeira vermelha foi acionada.
Na relargada, Verstappen manteve o P1, enquanto Hamilton em uma estratégia de pneus duros, partiu para cima de Leclerc mas não conseguiu a ultrapassagem. Na volta 39, com o DRS acionado, o piloto da Mercedes conseguiu assumir a vice-liderança da corrida. Nesse mesmo momento, Russel ameaça a quarta posição de Sainz.
Depois de 71 giros na pista mexicana, Max Verstappen passou na bandeira quadriculada para registrar mais uma vitória em 2023. Vale lembrar que o campeonato de construtores e pilotos já foi decidido, faltando apenas o vice-campeonato em aberto. A próxima parada da Fórmula 1 será no Brasil, com o Grande Prêmio de São Paulo nos dias 4 e 5 de novembro.
CONFIRA O RESULTADO DO GP DO MÉXICO DE F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
5) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
6) George Russell (Mercedes)
7) Daniel Ricciardo (AlphaTauri/Honda RBPT)
8) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
9) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
10) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
11) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
12) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
13) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
14) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
16) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
17) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
DNF) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
DNF) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
DNF) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
