Não é todo dia que aparece uma oportunidade de comprar um carro que já disputou a lendária prova de Le Mans. Quem comparecer ao leilão da Gooding & Company na Ilha Amélia na Califórnia (EUA) vai ter a chance de arrematar um dos Porsche 911 mais importantes da história: o Carrera RSR 2.1 Turbo de 1974, o primeiro turbo baseado num 911 de produção para disputar a corrida de endurance. Uma pena que isso é uma brincadeira só para milionários…

De qualquer maneira, que conseguir dar os 7 milhões de dólares previstos pelo carro vai levar pra casa uma obra de arte. Conhecido como R13, o Carrera RSR foi o responsável por abrir caminho a todos os outros Porsche turbo de corrida da marca. “Ele é uma parte integral do legado de motorsport da Porsche e sua influencia pode ser vista nos modelos de rua e corrida subsequentes da marca”, conforme define David Gooding, o responsável pelo leilão.

O motor do RSR gera 507 cv e 56 kgfm de torque, podendo girar até as 8.000 rpm. Como ele pesava menos de uma tonelada, seu desempenho era ainda mais insano com esses 507 cv. Não é a toa que ele tinha essa aerodinâmica robusta aí, com asa de um verdadeiro jato atrás e esses para-lamas gigantes. No ano de 1974, este 911 Carrera ficou em segundo lugar em Le Mans