Novo Mercedes-Benz eActros LongHaul é o caminhão elétrico que pode oferecer 500 km de autonomia e 815 cv de potência

Data:

Compartilhe:

Nesta semana acontece o Salão IAA Transportation na cidade de Hanover, na Alemanha. O evento é dedicado a veículos pesados e de grande porte, que na edição de 2023 está contabilizado diversos produtos eletrificados. Um dos utilitários que têm chamado a atenção é o novo Mercedes-Benz eActros Long Haul, modelo elétrico que promete uma grande autonomia rodoviária entre o segmento de extra-pesado.

Atualmente a fabricante alemã já possui em seu catálogo de caminhões elétricos o modelo eActros 300, mas de menor porte. Como o próprio nome diz, o LongHaul (Longa distância) é um veículo mais potente e com uma carreta maior para poder transportar mais carga em longas distâncias. Segundo a Mercedes, o utilitário poderá percorrer cerca de 500 km com uma carga de bateria, superando o irmão menor que só consegue oferecer 220 km de autonomia.

mercedes benz eactros longhaul
Divulgação

A receita utilizada no novo caminhão, ganhou um conjunto de lítio-ferro-fosfato mais resistente nas baterias, além de diversos testes que ao todo somam cerca de 1,2 milhão de quilômetros rodados. Segundo a montadora, o modelo pode ser recarregado de 20% a 80% de carga em apenas 30 minutos, quando utilizado um supercarregador de 1 mW (1000 kW) que ainda também está em fase de construção. 

No ano que vem, na parte final de desenvolvimento, a fabricante alemã pretende promover outra seção de testes na Europa, mas com alguns clientes interessados em adquirir o novo eActros Long Haul em suas frotas. E para aqueles que procuram ainda mais autonomia, a Mercedes está trabalhando junto com a Krone, fabricante de carretas, para instalar um motor elétrico adicional no reboque com o intuito de chegar a 800 km de rodagem fora das tomadas.

mercedes benz eactros longhaul 4
Divulgação

Sob o capô, o Mercedes-Benz eActros LongHaul utiliza dois motores elétricos instalados no próprio eixo traseiro, além de 3 conjuntos de baterias com uma capacidade total de 600 kWh. São cerca de 543 cv de potência em 400 kW que podem chegar a 815 cv em 600 kW. É um dos caminhões mais potentes do mundo. A fabricante ainda não revelou o torque, nem os dados de performance, mas já divulgou que o modelo estará disponível para ser comercializado somente com o cavalo mecânico ou também com o chassi rígido.

O eActros LongHaul começa a ser produzido em série a partir de 2024 na linha de montagem existente na fábrica de caminhões de Wörth (ALE). Vale lembrar que como alguns países da Europa já possuem restrições à entrada de caminhões a diesel nos centros das cidades. Neste caso, o utilitário da Mercedes será bem requisitado para o transporte rodoviário.

mercedes benz eactros longhaul 3
Divulgação
Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Ford celebra 60 anos do Mustang com edição limitada em 1965 unidades

Hoje, dia 17 de abril, é o aniversário de...

Jeep Commander ganha opções com motor 2.0 Turbo e fica até R$ 40 mil mais barato

Se algum dia faltou força ao Jeep Commander, isso...

Jeep Compass com motor Hurricane de 272 cv dá um show em performance

Segure o chapéu, pois vem aí um vendaval! Um...

As 5 marcas de bateria com melhor reputação, segundo o Reclame Aqui

Você já parou para pensar na importância da bateria...