A McLaren Special Operations, divisão de projetos especiais do fabricante britânico, revelou nesta semana sua mais recente produção, encomendada por um fã de Ayrton Senna. O exemplar único do P1 GTR traz as cores do MP4/4, bólido do primeiro título do brasileiro na Fórmula 1.

Além das cores vermelho e branco com o layout da Marlboro, principal patrocinador da equipe entre 1974 e 1996, o supercarro exibe no capô e no aerofólio traseiro o número 12 utilizado pelo tricampeão na temporada de 1988, a marca Senna nas portas e na saia dianteira e a bandeira do Brasil nas laterais.

A marca registrada Senna também foi gravada em várias partes da cabine, incluindo o volante de competição e o encosto dos bancos. Outro destaque é a frase “Não fui feito para chegar em segundo ou terceiro… Fui feito para ganhar”, estampada na lateral do monocoque de fibra de carbono; uma das clássicas falas de efeito de Ayrton.

Para deixar a homenagem ainda mais emblemática, o proprietário fanático encomendou um kit aerodinâmico exclusivo para o P1 GTR, com direito a asa traseira ao estilo dos F1. Outro pedido do cliente foi um isolamento do motor com escudo térmico de ouro 24 quilates.

A parte mecânica não sofreu alterações (e nem precisava, né?). O modelo é equipado com um propulsor híbrido de 3.8 V8 biturbo de mais de 1.000 cv. Batizado de Beco em alusão ao apelido de Senna, o McLaren P1 GTR personalizado demorou três anos para ficar pronto. O preço não foi divulgado.