Primeiro carro de Fórmula 1 da Lotus será leiloado

Data:

Compartilhe:

É um veículo simples, mas repleto de história. O Lotus 12, o primeiro carro de Fórmula 1 da fabricante britânica Lotus, será leiloado pela Bonhams no próximo dia 10 de maio, em um evento em Mônaco.

Projetado sob a supervisão do fundador da Lotus, Colin Chapman, o modelo disputou oito corridas entre 1957 e 1959, tanto na Fórmula 1 como na Fórmula 2, já que o regulamento da época permitia o intercâmbio entre as duas categorias. Foi neste carro também que o lendário piloto britânico Graham Hill estreou na categoria máxima do automobilismo, no Grande Prêmio de Mônaco de 1958.

Lotus 12
O Lotus 12 foi o carro utilizado por Graham Hill em sua estreia da F1 (Divulgação)

Embora seja um carro particularmente histórico, o modelo teve uma carreira pouco gloriosa. Os melhores resultados obtidos pelo modelo foram dois segundos lugares em corridas da F2.

Como todas as máquinas criadas pela fabricante britânica, o Lotus 12 é extremamente leve. O carro construído com alumínio aeronáutico pesa apenas 317 kg. Equipado com um motor Coventry Climax de quatro cilindros em linha de 141 cv, o bólido tem uma relação peso/potência de meros 2,2 kg por cv. A transmissão sequencial de 5 marchas do modelo também é das mais curiosas, com uma alavanca no lado esquerdo do cockpit.

Lotus 12
Cabine ideal para pilotos canhotos; repare na alavanca da transmissão no lado esquerdo (Divulgação)

Após o encerramento da temporada de corridas em 1958, o modelo foi comprado por John Fisher, famoso engenheiro britânico que posteriormente fez carreira na Ferrari colaborando em projetos de carros de Fórmula 1 e de rua. Em 1959, o monoposto foi adquirido pelo empresário australiano Frank Gardner, que planejava continuar competindo com o Lotus, mas logo o vendeu.

Ao longo das últimas décadas, o carro teve mais alguns proprietários até ser adquirido, em 1991, pelo dono atual, o entusiasta britânico Mike Bennett, que restaurou completamente o carro.

Lotus 12
O Lotus 12 disputou nove corridas pelo Team Lotus, na F1 e na F2 (Divulgação)

A casa de leilões Bonhams estima que o Lotus 12 deva ser leiloado por valores entre 290.000 euros e 390.000 euros, o equivalente a cerca de R$ 1,5 milhão e R$ 2,1 milhões. Por ser um carro tão histórico, está até barato.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Vídeo: Confira mais detalhes da Ford F-150 que chega ao Brasil em 2023

No início desta semana, a Ford anunciou a chegada...

MINI, mas nem tanto: crossover elétrico Aceman estreia na China

O novo Aceman, primeiro carro da MINI a oferecer...

Arrow One, furgão elétrico brasileiro, estreia no serviço de entregas do Mercado Livre

Já ouviu falar da Arrow Mobility? Apesar do nome...

Jipão “eterno” da Mercedes, Classe G ganha versão 100% elétrica

Quem poderia imaginar, há 45 anos, que o Classe...