A Hyundai apresentou nesta semana a sua proposta de uma minivan feita para acampamentos junto à natureza. Staria Lounge Camper, é quase um motorhome só que menor e mais compacto. Ela é baseada na Staria topo de linha que é vendida na Coreia do Sul. 

Nessa versão aventureira, existem diversos recursos tecnológicos e luxuosos, para trazer a familiaridade que uma casa pode proporcionar. A estética é aparentemente a mesma em relação aos outros modelos. O que muda é a extensão do tejadilho elétrico com aerodinâmica otimizada. O toldo lateral também é diferente, planejado para criar uma cobertura.

A Hyundai oferece duas variantes da van, de quatro e onze lugares, sempre com assentos rebatíveis que formam uma grande cama quando dobrados. Ainda assim, caso necessário, existe um colchão no teto, que pode acomodar até duas pessoas. 

Na versão de quatro lugares, ela vem equipada com uma mini cozinha, com mesa dobrável, tanque de água (70L) e de resíduos (40L), chuveiro removível, geladeira de 37L e também uma pia. Além disso, o interior é iluminado por LEDs e existem algumas mobílias como armários e gavetas para serem guardados utensílios da cozinha. 

Em caso de atividades ao ar livre a minivan possui cadeiras dobráveis, mesa que sai da porta traseira e um gerador externo. Tudo controlado através de uma tela de 12,1”. Para o amparo contra insetos, existe uma tampa para a parte de trás que protege durante a noite. 

O conjunto mecânico é um motor 2.2 turbodiesel, responsável por gerar 177 cv de potência e 43,84 kgfm de torque com transmissão automática de oito marchas. Existe a opção de tração integral, mas é opcional. 

A Staria Camper só é vendida na Coreia do Sul com preço de U$55.520 (R$ 256.502) na versão mais equipada de quatro assentos. Já a opção com onze lugares, o valor fica entre U$ 40.050 (ou R$ 185.031, na cotação atual)

Divulgação/Hyundai