A Audi apresentou neste mês a versão mais apimentada do Q8, que começa a ser vendida na Europa até o fim do ano. Batizado de SQ8, o SUV esportivo impressiona pelo porte robusto e pelos números de desempenho. De acordo com a marca alemã, o modelo equipado com o mesmo motor 4.0 V8 biturbo diesel do SQ7 acelera de zero a 100 km/h em 4,8 segundos e tem máxima limitada eletronicamente de 250 km/h.

Com 435 cv de potência, o vê-oitão esbanja muito torque: são 91,8 kgfm logo a mil rotações. O câmbio é automático de oito marchas e a tração, integral. Já o conjunto de freios é composto por pastilhas e discos de carbono-cerâmica. O SUV cupê traz de série também as suspensões adaptativas a ar, com um modo dinâmico extra no seletor dos tipos de pilotagem.

Assim como outros recentes lançamentos da Audi, o SQ8 conta com um sistema híbrido leve, desenvolvido para dar força ao utilitário-esportivo em velocidades abaixo dos 22 km/h. Ele é suprido por uma bateria de 48V, que também alimenta o compressor elétrico que ajuda os turbos em baixas rotações e em acelerações de baixa velocidade.

No visual, o SQ8 recebeu para-choques com novas entradas de ar, rodas de liga leve de 22 polegadas com novo desenho, além de quatro saídas de escapamento. Na cabine, os bancos mesclam couro e Alcantara e há muitos detalhes de alumínio e inox. O esterçamento das quatro rodas é item opcional, assim como o diferencial esportivo e as barras estabilizadoras ativas.