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Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos

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País conhecido pelos ótimos vinhos e pelo delicioso bacalhau, Portugal agora também produz carros superesportivos. O primeiro representante lusitano nesse segmento, o Adamastor Furia, foi apresentado nesta semana, prometendo concorrer com grandes marcas da indústria automobilística de alta performance, como Ferrari, Pagani e Aston Martin, conforme admite a própria empresa portuguesa.

Limitado a 60 unidades, cada uma custando 1,6 milhão de euros (R$ 9 milhões na conversão direta), o Furia (escrito assim mesmo, sem acento agudo na letra “u”) é um carro de corrida com autorização para andar nas ruas. Não por acaso, a Adamastor Supercars, que iniciou o projeto do superesportivo em 2015, também está desenvolvendo uma versão ainda mais brutal do modelo para uso exclusivo em autódromos.

E o Adamastor Furia chega ao mercado com boas credenciais. O carro, com chassi monocoque e cabine para dois ocupantes, é totalmente construído em fibra de carbono. Segundo o fabricante, ele pesa 1.100 kg (vazio). Outra parte interessante do supercarro português é sua aerodinâmica, que supera a de monopostos de Fórmula 2 e Fórmula 3, gerando 1.000 kg de downforce a 250 km/h na versão de rua, chamada Furia Road, e podendo chegar a até 1.800 kg na variante para pistas, o Furia Race.

Construído em Perafita, no norte de Portugal, o Furia é impulsionado por um motor fabricado nos Estados Unidos, o V6 3.5 litros biturbo fornecido pela Ford Performance. A empresa diz que o propulsor instalado no carro gera mais de 650 cv de potência e ultrapassa os 58 kgfm de torque.

Adamastor Furia
O Adamastor Furia conta com um motor V6 3.5 biturbo fornecido pela Ford Performance(Divulgação)

Embora não sejam números tão impressionantes no ramo dos carros superesportivos, a fabricante portuguesa tem a seu favor a excelente relação peso/potência de seu produto (de meros 1,6 kg/cv) para alcançar um desempenho soberbo: o Furia acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e supera os 300 km/h, conforme dados da Adamastor.

A fabricante planeja iniciar as entregas dos primeiros exemplares do supercarro lusitano a partir de 2025, com duas unidades na versão de rua e outros dois modelos de pista.

Adamastor Furia
A parte aerodinâmica do Adamastor Furia pode gerar 1.000 kg de downforce a 250 km/h (Divulgação)

Adamastor Furia, o invencível

O nome Adamastor vem da mitologia romana e refere-se a uma criatura gigante e invencível. Sua menção mais conhecida, porém, foi feita por Luís de Camões em Os Lusíadas, numa alusão às grandes navegações do Império de Portugal do passado. Na epopeia portuguesa, é atribuída à revolta do ser mitológico, que foi “jogado aos fundos mares”, a dificuldade de cruzar o Cabo das Tormentas (hoje conhecido como Cabo da Boa Esperança), que liga os oceanos Atlântico e Índico pelo sul da África.

Adamastor Furia
Entregas do Adamastor Furia serão iniciadas em 2025 (Divulgação)

O CEO da Adamastor Supercars, Ricardo Quintas, explicou ao podcast Auto Rádio que escolheu esse nome para a empresa porque ele “representa as dificuldades que todo empresário português tem de ultrapassar para ter sucesso”. Para o empresário, fundador da fabricante do Furia, a condição para empreender no setor automotivo em Portugal “é um verdadeiro monstro”.

VW T-Cross 2025 tem visual renovado e mais itens, sem alterar os preços

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SUV mais vendido do Brasil, o Volkswagen T-Cross acaba de avançar para a linha 2025, aderindo a um visual renovado e recebendo mais itens de série, mas sem alterar as opções de motorização e mantendo os mesmos preços da gama anterior. Por ora, a VW divulgou os detalhes e valores das versões 200 TSI (R$ 142.990), Comfortline (R$ 160.900) e Highline (R$ 175.990), que chegarão às concessionárias da marca em junho. Detalhes do modelo de entrada Sense serão revelados mais adiante.

Produzido em São José dos Pinhais (PR) sobre a plataforma MQB, o T-Cross 2025 é o primeiro dos 16 novos veículos que a VW planeja lançar no Brasil nos próximos quatro anos. O desenvolvimento e a produção desses produtos serão custeados pela atual rodada de investimentos da montadora alemã na América Latina, na ordem de R$ 7 bilhões para o período de 2022 a 2025, e pelo aporte de R$ 9 bilhões efetuado em fevereiro deste ano, que será empregado entre 2026 e 2028.

VW T-Cross 2025
Modelo com o pacote Dark: versão tem rodas de liga leve aro 17″com acabamento escurecido (Divulgação)

Desde seu lançamento em 2019, o T-Cross soma mais de 320 mil unidades vendidas, segundo dados da marca. “Sabíamos que não éramos a primeira montadora a lançar um SUV no mercado brasileiro, mas sempre tivemos a certeza de que quando entrássemos nesse mercado, seria para sermos protagonistas. Hoje é impossível sair de casa e não encontrar um T-Cross no caminho”, comentou Ciro Possobom, CEO da Volkswagen.

Novo visual do T-Cross 2025

O novo T-Cross apresenta um design renovado com foco nos recursos de iluminação. Todas as versões agora vêm equipadas com faróis Full LED, incluindo funções diurnas e noturnas, além de lanternas traseiras também em LED, que são interligadas por um friso iluminado. A frente do veículo ganhou para-choques e grade redesenhados, enquanto as rodas atualizadas são exclusivas para a região. Na traseira, as mudanças são o para-choque mais robusto e lanternas mais elaboradas.

VW T-Cross 2025
Destaque na traseira é o novo friso de LED que conecta as lanternas (Divulgação)

Internamente, o T-Cross também passou por melhorias. O painel foi redesenhado com revestimentos “soft-touch” e costuras pespontadas, aumentando a sensação de luxo a bordo. Os bancos foram reformulados e agora trazem a inscrição “T-Cross”. O sistema multimídia VW Play, com uma tela de 10,1 polegadas e conectividade para Apple CarPlay e Android Auto, é de série em todas as versões.

O T-Cross 2025 também trouxe novidades em termos de opções de personalização. A nova cor Cinza Ascot estreia na versão Highline, exclusiva do pacote Dark, que inclui teto e retrovisores pretos, rodas de liga leve escurecidas e pneus Pirelli Seal Inside. Essa tecnologia permite que o pneu continue rodando mesmo após ser perfurado.

VW T-Cross 2025
Todas as versões do novo T-Cross possuem faróis dianteiro FULL-LED (Divulgação)

Equipamentos do T-Cross 2025

O novo sistema de frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres é introduzido em todas as versões do T-Cross 2025, junto com recursos de segurança como o sensor de fadiga e alertas sonoros e visuais para o uso do cinto de segurança dianteiro e traseiro. Além disso, a versão Highline oferece um pacote opcional chamado “ADAS” (sigla em inglês que significa “Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista”), que incorpora assistência avançada ao estacionamento, detecção de ponto cego com auxílio de saída de vaga e assistência ativa à mudança de faixa.

VW T-Cross 2025
Materiais do acabamento interno do carro foram melhorados (Divulgação)

As versões 200, Comfortline e Highline vêm com recursos adicionais de segurança, como controle adaptativo de velocidade, seis airbags, sistema ISOFIX® de fixação de assento de criança, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade e uma variedade de outros assistentes de condução e sistemas de frenagem.

Os clientes podem ainda escolher entre diversos pacotes opcionais para incrementar ainda mais o T-Cross. A versão de entrada 200 TSI pode ser equipada com o pacote Interactive, que inclui câmera de ré e sensores de estacionamento. Já a opção Comfortline oferece os pacotes Sky View II, com teto solar panorâmico, e Design View, com bancos parcialmente em couro. Por fim, o modelo Highline oferece os pacotes Sky View, ADAS, e Dark, proporcionando uma experiência personalizada de acordo com as preferências dos clientes.

VW T-Cross 2025
Bancos agora possuem inscrições com o nome do carro (Divulgação)

Opções de motorização não mudam

A parte mecânica do T-Cross 2025 segue inalterada. Desta forma, o modelo é oferecido com o motor 1.0 turboflex 200 TSI, de 128 cv de potência, nas versões 200 TSI e Comfortiline, enquanto o propulsor 1.4 turboflex 250 TSI, de 150 cv, segue disponível na versão com acabamento Highline. Todas as variantes do SUV compacto possuem câmbio automático de seis marchas, com tração dianteira.

VW T-Cross 2025
T-Cross 2025 chegará as concessionárias VW em junho (Divulgação)

“Carro voador” da Embraer aparece em estágio avançado de produção

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A Eve Air Mobility, empresa do grupo Embraer, revelou recentemente um teaser de seu primeiro protótipo de eVTOL, sigla em inglês para aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical. A imprensa, entretanto, tem apelidado esse tipo de veículo de “carro voador”, apesar de ele estar longe de possuir as características de um automóvel.

Segundo o fabricante, o protótipo que aparece na foto está na mesma escala do veículo aéreo que será produzido em série. No entanto, ainda é um modelo “não conforme”, como informa a Eve, revelando que ele ainda não está completo. Nota-se, por exemplo, que a aeronave tem a parte frontal selada, sem um para-brisa e a cabine de comando, indicando que os primeiros voos serão controlados remotamente.

“Estamos fazendo grandes progressos na montagem do nosso primeiro protótipo eVTOL e estamos dentro do cronograma para concluir a produção e começar a voar”, disse Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility. Em entrevista à TV Vanguarda, o executivo comentou que o primeiro voo do protótipo pode ocorrer até o fim deste ano.

O conceito de voo do eVTOL é muito parecido com o de um helicóptero. Essa nova espécie de aeronave, contudo, é impulsionada exclusivamente por motores elétricos e projetada para transportar passageiros em voos curtos, utilizando uma rede de apoio dedicada com pontos de recarga e locais de embarque e desembarque.

"Carro voador" da Eve, empresa do grupo Embraer
eVTOL da Eve possui oito hélices para o vertical e um hélice “empurradora” para o voo horizontal (Divulgação)

O eVTOL da Eve tem um design que deve ditar o formato das aeronaves desse novo modal de transporte. O modelo projetado no Brasil possui oito hélices dedicadas para o voo vertical e asas fixas para o voo horizontal, na fase de cruzeiro. Na versão mais recente do conceito, a empresa do grupo Embraer incluiu uma hélice “empurradora” na traseira, propelida por dois motores elétricos.

As primeiras versões do “carro voador” da Embraer poderão realizar voos de até 100 km, transportando quatro passageiros. Futuramente, ao dispensar o piloto e incorporar controles autônomos, o espaço interno da aeronave poderá ser ampliado para seis ocupantes. O fabricante destaca ainda que o aparelho é projetado para operar milhares de ciclos de voo por ano, além de oferecer um custo por assento ao público seis vezes mais baixo que o de um helicóptero.

"Carro voador" da Eve, empresa do grupo Embraer
Versão inicial do “carro voador” da Eve é projetada para transportar quatro passageiros (Divulgação)

A Eve ainda não divulgou as especificações dos motores elétricos e a capacidade ou tempo de recarga das baterias do eVTOL.

Carro voador será produzido em Taubaté

Somando quase 3.000 pedidos de empresas do Brasil e do exterior, o carro voador da Eve será produzido em Taubaté, no interior do Estado de São Paulo. Entre os diversos fabricantes envolvidos em projetos dessa natureza, até o momento, somente a empresa do grupo Embraer selecionou o local onde seus veículos serão produzidos. Esta, portanto, pode ser a primeira fábrica de eVTOLs do mundo a entrar em atividade.

Fábrica da Eve, em Taubaté
Primeira fábrica de eVTOL do mundo: sede da Eve fica em Taubaté (Divulgação)

Com a sede em Taubaté ainda em construção, os trabalhos de montagem dos protótipos da Eve estão ocorrendo atualmente na principal fábrica da Embraer, em São José dos Campos (SP). Por lá, serão construídos os modelos em diferentes configurações para os testes de voo e certificação da aeronave da Eve, que ainda não tem um nome definido. A estreia comercial do carro voador brasileiro está programada para 2026.

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Não é fake: Entenda por que a Citroën vende uma van com duas frentes

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Ninguém sabe se ela está indo ou voltando, e houve quem pensasse que fosse uma fotomontagem ou fake news. Mas não é. As imagens de uma van Relay da Citroën, que circulam pela internet com duas porções dianteiras uma atrás da outra, são verdadeiras. A fabricante chama essa configuração de Back-To-Back (costas com costas, em inglês) e ela existe por um motivo.

A Relay Back-To-Back são dois veículos, sempre na opção chassi-cabine, conectados na fábrica para agilizar o processo de produção e facilitar o transporte e entrega ao comprador, que geralmente é uma empresa encarroçadora. Com as cabines unidas, o conjunto ocupa o espaço de apenas um veículo na carreta de um caminhão ou no vagão de um trem.

Citroën Relay Back-To-Back
Método Back-To-Back facilita na produção e no transporte dos veículos (Divulgação)

Quem recebe os veículos conectados tem o trabalho de separá-los e construir o que bem desejar na parte traseira, como a estrutura de um motorhome ou de uma ambulância, acrescentando ainda o eixo traseiro.

Apesar do espanto com as imagens da van da Citroën com duas frentes, essa combinação é bastante comum na Europa e aplicada há quase 20 anos em veículos utilitários com tração dianteira. Quem inventou esse processo foi a Fiat, para otimizar o transporte e entrega da Ducato entre os mercados europeus.

Fiat Ducatu Back-To-Back
Esquema back-to-back só é possível em veículos com tração dianteira (Divulgação)

Vale destacar que os veículos unidos não têm permissão para rodar conectados pelas ruas e estradas. No entanto, eles podem andar juntos em movimentações curtas: basta colocar a transmissão de uma extremidade em ponto morto e dirigir o conjunto a partir da outra ponta. O difícil é entender se a van está andando de frente ou de marcha ré…

Ford disputará o Rali Dakar 2025 com a picape Raptor

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A Ford confirmou presença na disputa do Rali Dakar 2025 com uma nova picape Raptor preparada pela Ford Performance, sua divisão de veículos de alta performance. Por enquanto, a fabricante mostrou apenas um teaser do modelo para a competição. A empresa, por outro lado, já apresentou dois dos quatro pilotos que farão parte de sua equipe no rali: os espanhóis Carlos Sainz e Nani Roma.

Multicampeão de automobilismo, o Sainz, que é o pai de Carlos Sainz Jr., piloto da Fórmula 1, buscará o quinto troféu no Rali Dakar (ele foi o campeão da prova em 2010, 2018, 2020 e 2024, quando correu com o Audi RS Q e-tron) em seu retorno a Ford. Roma também é um nome de peso em competições off-road, sendo duas vezes campeão do Dakar, em 2010 (de motor) e 2014 (de carro).

“Estou muito entusiasmado com este novo projeto do Rally Dakar, por voltar a trabalhar com a Ford pela quarta vez”, afirmou Carlos Sainz. “Minha história com a Ford remonta a 1987 e tenho muito orgulho disso. Estou muito animado por dirigir a picape Raptor e enfrentar esse grande desafio com muitos objetivos. Um deles é ajudar a Ford a vencer o Rally Dakar.”

Equipe Ford para o Rali Dakar 2025
Time de peso: os pilotos Carlos Sainz e Nani Roma correrão o Rali Dakar 2025 pela Ford (Divulgação)

“É um prazer estar neste grande projeto com uma marca icônica como a Ford, com a sua história e legado no esporte, para criar algo completamente novo”, comentou Nani Roma. “O próximo Dakar não está longe, então agora é hora de trabalhar duro. Mas estamos muito felizes de estar cercados por engenheiros, mecânicos e todo o time superdedicado e talentoso. Poder acordar todos os dias e fazer o que amamos, com pessoas que têm a mesma paixão, é a melhor sensação.”

Chamada apenas de Raptor, nome que virou um indicativo de esportividade da Ford, o novo veículo da marca para a competição off-road está em fase de testes, conduzidos pela Ford Performance. Neste ano, a montadora correu no Rali Dakar com a Ranger T1+.

Picape Ranger T1+ preparada para o Rally Dakar 2024
A picape Ranger T1+ correu pela Ford no Rally Dakar 2024 (Ford)

“As nossas ambições nas corridas off-road não têm paralelo na história recente da Ford e nada deixa isso mais claro que o nosso desafio de levar a Ford Raptor ao lendário Rali Dakar”, disse Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsport. “Assumir um desafio tão grande requer os melhores engenheiros, designers, equipe, navegadores e pilotos. A Ford Raptor já mostra sinais promissores nos testes e ter conosco Nani Roma e Carlos Sainz, dois dos pilotos mais experientes e bem-sucedidos da história do Dakar, nos dá confiança para o desenvolvimento contínuo da picape.”

Considerado uma das corridas mais desafiadoras do mundo, o Rali Dakar 2025 será disputado entre os dias 5 e 17 de janeiro de 2025. A competição será realizada pela sexta vez consecutiva no território da Arábia Saudita.

Com bateria maior, híbrido BYD Song Plus 2025 roda até 1.200 km

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A BYD iniciou nesta semana a venda da linha 2025 do SUV híbrido plug-in Song Plus DM-i. O modelo, atualizado com uma bateria de maior capacidade e novos conteúdos tecnológicos, está disponível nas concessionárias da marca por R$ 239.800.

Principal destaque da nova gama, a bateria do Song Plus 2025 agora tem capacidade de 18,3 kWh, contra os 8,8 kWh do modelo anterior. Com essa mudança, a autonomia do SUV, operando somente com o motor elétrico de 179 cv de potência, que segue inalterado, subiu de 50 km para 105 km.

No modo híbrido, com a ativação do motor a gasolina de 1.5 litros e 110 cv, o alcance do Song Plus 2025 agora é de 1.200 km, um aumento de 200 km em relação ao modelo da linha anterior, segundo dados da BYD.

BYD Song Plus
Com bateria de maior capacidade, autonomia do Song Plus, no modo híbrido, subiu para 1.200 km (Divulgação)

Com os dois motores funcionando em conjunto, o SUV dispõe de 235 cv e 40,8 kgfm de torque. De acordo com o fabricante, o Song Plus acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e alcança velocidade máxima de 170 km/h.

Song Plus tem novos equipamentos e garantia estendida

A lista de equipamentos do Song Plus 2025 recebeu uma atualização pontual. O principal destaque é a tela giratória da central multimídia, que aumentou de tamanho: passou de 12,8 polegadas para 15,6″. Outras novidades incluem o retrovisor traseiro fotocrômico e o sistema de abertura do veículo via cartão NFC ou smartphone.

A BYD também ampliou a garantia do veículo para seis anos, sem restrição de quilometragem. Além disso, houve alterações na garantia da bateria, mantendo-se em oito anos, porém agora sem limite de quilometragem.

BYD Song Plus
Motores a gasolina e elétrico geram 235 cv e 40,8 kgfm combinados (Divulgação)

O Song Plus 2025 está disponível em quatro opções de cores: Delan Black (preto), Dome Blue (azul), Snow White (branco) e Time Grey (cinza).

Guepardo, da cearense Adventures Off-Road, entra na fase final de testes

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Próximo de ser produzido em série, o Guepardo, da montadora cearense Adventures Off-Road, entrou na fase final de testes de rodagem. Em contato com a FULLPOWER, a nova fabricante com sede em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, informou que o veículo passa neste momento por ensaios para completar o ajuste fino na suspensão e amortecedores, visando “enfrentar com perfeição os desafios das trilhas”.

Projetado por ex-engenheiros da antiga Troller, o Guepardo mantém o legado e a tradição do Ceará na construção de veículos off-road com tração 4×4. Não só isso, a empresa do Nordeste também vai inaugurar um novo segmento, o dos veículos URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário). Este é diferente de um UTV (Utility Task Vehicle/Veículo Utilitário Multitarefa), como os modelos da Polaris e Can-Am, por exemplo, que possuem outras aplicações. Em comum, são duas categorias que dispensam emplacamento – e por isso não podem rodar em estradas abertas.

Adventures Off-Road Guepardo
Guepardo tem mecânica Volkswagen (Divulgação)

“Nós inventamos esse segmento, dos URV. O Guepardo é pauleira! Ele concorre com um UTV na performance, com um jipe na força e tração e com um SUV tradicional, na parte de conforto”, explicou cheio de empolgação Clauder Ciarlini, um dos sócios-fundadores e diretor-geral da Adventures Off-Road, em entrevista à FULLPOWER, no começo deste ano.

Parceira da fabricante cearense no projeto do Guepardo, a OffShox Amortecedores participa ativamente da etapa final de testes com o veículo, que está em desenvolvimento desde 2021 e cujo lançamento está programado para junho deste ano.

“O desenvolvimento foi feito sempre em conjunto com a equipe da Adventures Off-Road: eles nos passaram dados técnicos do veículo, posição de dirigir, curso, peso, intenção da performance e com esses dados projetamos os amortecedores e dimensionamos as molas para instalação exclusiva no Guepardo”, explica Demetrius Tomasi, Engenheiro de Aplicação da OffShox Amortecedores.

Guepardo na versão para quatro ocupantes
Guepardo na versão para quatro ocupantes; empresa também oferece uma versão para duas pessoas (Divulgação)

Ex-engenheiro da Troller e atual diretor de engenharia da Adventures Off-Road, Moacir Braga afirma que o foco do Guepardo é na segurança total para o motorista e os passageiros, inclusive em cenários com muita lama. “Estamos na fase final para a validação do produto. Os testes foram muito satisfatórios, com muita lama, para verificar as condições de utilização do Guepardo com total segurança, e chegamos a um produto bem equilibrado para a proposta do veículo.”

Guepardo com DNA de Troller

O Guepardo é um veículo recreativo com chassi tubular, carroceria de fibra de vidro e equipado com suspensão parruda pra aguentar todo tipo de tranco.

Adventures Off-Road Guepardo
É do Brasil! Guepardo é produzido pela Adventures Off-Road em Maracanáu, no Ceará (Divulgação)

O motor usado no Guepardo é o Volkswagen EA111, o mesmo bloco 1.6 litros da linha Gol e Saveiro. Mas com a empresa cearense ele recebeu um turbo e novos componentes eletrônicos. Segundo o fabricante, o propulsor com essa configuração gera cerca de 121 cv. Há ainda dois switchs que aumentam a potência, um para 140 cv e outro para 150 cv, por períodos de 10 segundos. Já o câmbio é manual de cinco marchas, com tração 4×4.

Exceto pelos componentes eletrônicos que são importados, todas as partes mecânicas e de carroceria do Guepardo são fabricadas no Brasil, segundo a fabricante.

A própria Adventures Off-Road projetou a suspensão do Guepardo
A própria Adventures Off-Road projetou a suspensão do Guepardo, em parceria com a Offshox (Divulgação)

O novo veículo com tração 4×4 fabricado no Ceará será oferecido em duas versões: o Guepardo G200, para dois ocupantes, custa R$ 235.000, e o G400, para quatro pessoas, sai por R$ 245.000. O veículo pode ser encomendado pelo website da Adventures Off-Road.

Clientes pedem e picape Jeep Gladiator ganha opção de pintura cor-de-rosa

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A opção de pintura Tuscadero tornou-se uma obsessão para os proprietários de Jeep nos Estados Unidos. O tom diferenciado, lançado como edição especial no Wrangler em 2021 e recentemente relançado como parte da linha de 2024 do veículo, agora também está disponível para a picape Gladiator.

“Nossos fãs apaixonados do Jeep pediram esta cor de edição limitada no Gladiator. Nós os ouvimos”, disse Bill Peffer, vice-presidente sênior e chefe da marca Jeep para a América do Norte. “Agora a Gladiator é a única picape que oferece liberdade ao ar livre e a única picape disponível em Tuscadero.”

Jeep Wrangler cor-de-rosa
A opção de pintura Tuscadero apareceu pela primeira vez na linha 2022 do Jeep Wrangler (Divulgação)

A Jeep explica que a coloração Tuscadero é um “magenta cromático profundo e intenso”. Para alguns, o carro pode parecer cor-de-rosa.

Cerca de 30.000 clientes fizeram encomendas do Tuscadero quando esta opção de pintura foi lançada em 2021 no Wrangler. O modelo com essa coloração chegará às concessionárias Jeep nos EUA no próximo semestre. Na Gladiator, o tom é oferecido nas versões Sport, Mojave e Rubicon, com um custo adicional de US$ 895. A estreia da picape cor-de-rosa está prevista para a segunda metade deste ano.

Jeep Wrangler cor-de-rosa
Jeep Wrangler com a pintura Tuscadero, um cor-de-rosa cromático e intenso (Divulgação)

O Jeep Gladiator é oferecido nos EUA com opção única de motor Pentastar V6 de 3.6 litros de 285 cv e 35,9 kgfm de torque. Já o câmbio pode ser automático de 8 velocidades ou manual de 6 marchas, ambos com tração 4×4. No Brasil, a picape é vendida apenas na versão Rubicon (com transmissão automática), com preço inicial de R$ 499.990.

Nova Ferrari 12Cilindri pode ser a última com motorzão V12

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Uma Ferrari bruta, com um motorzão a gasolina e sem vestígio algum de eletrificação, a nova 12Cilindri, em versões cupê e spider (conversível), foi apresentada em Miami Beach, na Flórida, nessa quinta-feira (2), marcando também os 70 anos da estreia da marca do cavalo rampante nos Estados Unidos.

Como indicado pelo seu nome em italiano, o 12Cilindri possui um motor de 12 cilindros, possivelmente sendo o último desse tipo presente em um supercarro da Ferrari. A marca já experimentou algumas ideias de motorização híbrida, como nos modelos SF90 Stradale e Purosangue. No entanto, neste novo lançamento, a fabricante revisita sua tradição de propulsores V12 com uma versão reformulada do F140HD, introduzido pela primeira vez na Enzo, em 2002, e atualizado desde então.

Ferrari 12Cilindri
Nova Ferrari 12Cilindri nas versões cupê e spider (Divulgação)

Na 12Cilindri, o V12 de 6.5 litros naturalmente aspirado, instalado na parte frontal do carro, é uma usina de força capaz de entregar 830 cv de potência a impressionantes 9.500 rpm e 69,1 kgfm de torque. Segundo o fabricante, 80% dessa “patada” (55,2 kgfm) é disponibilizada em apenas 2.500 rpm, e o valor máximo é alcançado em 7.250 rpm. Portanto, trata-se de um carro com uma curva de aceleração progressiva, o que a Ferrari descreve como “uma sensação de potência interminável”.

O controle de toda essa potência é feito pela transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades, com tração traseira. A Ferrari explica que essa transmissão é a mesma da SF90 Stradale, mas com ajustes que tornam as relações 5% mais curtas nas marchas mais baixas, resultando em um aumento de 12% no torque entregue às rodas. O resultado é um tempo de aceleração extremamente baixo: a 12Cilindri (na versão cupê) vai de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, alcançando os 200 km/h em apenas 7,9 s, e continua acelerando até atingir a velocidade máxima de 340 km/h, que é limitada eletronicamente.

Ferrari 12Cilindri
Mais pesada, a 12Cilindri acelera de 0 a 200 km/h em 8,2 s (Divulgação)

Por ora, os dados sobre consumo de combustível e emissões não foram divulgados, pois ainda estão em fase de homologação. No entanto, tratando-se de uma Ferrari, quem realmente se importa com isso?

Estilo da 12Cilindri relembra o passado da Ferrari

Concebida pela equipe de design liderada por Flavio Manzoni, a 12Cilindri representa uma ruptura radical com os estilos anteriores dos V12 com motor central dianteiro da Ferrari. Enquanto o 812 Competizione exibiu uma linguagem escultural, o 12Cilindri adota uma estética mais sofisticada, mas ainda inspirada nos modelos da marca produzidos nas década de 1950 e 1960.

Ferrari 12Cilindri
Modelo vem com rodas aro 21 polegadas (Divulgação)

A Ferrari diz que abordagem de design do 12Cilindri busca explorar linguagens que se afastam do convencionalismo automobilístico. A frente do carro abandona elementos tradicionais, como os faróis alongados, em favor de geometrias mais integradas, enquanto a traseira apresenta lanternas dispostas de forma inovadora em uma lâmina contínua. Abas ativas substituem spoilers, criando uma sensação de alta tecnologia e fluidez visual que permeia toda a carroceria.

A cabine do 12Cilindri é tratada de forma coesa e integrada, com detalhes que ecoam o design da tela traseira e se mesclam organicamente com o resto do carro. A parte traseira, com suas quilhas difusoras proeminentes e saídas de escape redesenhadas, contribui para a sensação de continuidade e sofisticação tecnológica. O resultado é um automóvel que funde funcionalidade e beleza, evidenciando a habilidade dos designers do Ferrari Styling Center.

Ferrari 12Cilindri
A traseira do novo modelo é uma das mais diferentes já feitas pela Ferrari (Divulgação)

Cabine da 12Cilindri combina elegância e sustentabilidade

O design do interior do Ferrari 12Cilindri divide-o em três níveis diferentes: o primeiro, dominado pela parte superior do painel, continua a misturar-se com o acabamento do painel das portas. A seguir está a área central, enquanto a terceira inclui a área dos pés e os assentos. A fabricante destaca ainda o uso de materiais sustentáveis na cabine, como os revestimento em Alcantara contendo 65% de poliéster reciclado.

Ferrari 12Cilindri
Interior do carro tem acabamento com materiais reciclados (Divulgação)

Inspirado na clássica arquitetura de cabine dupla da Ferrari, o interior do 12Cilindri apresenta uma estrutura simétrica que proporciona conforto e envolvimento ao motorista e ao passageiro. O painel horizontalmente estendido destaca-se pela divisão clara entre volumes superiores e funções técnicas inferiores, enquanto os painéis do túnel central se integram ao design, oferecendo espaço e elegância.

A 12Cilindri também é equipada com uma nova Interface Homem-Máquina (HMI) e sistemas de conectividade móvel avançados, garantindo uma experiência de condução intuitiva e envolvente, como explica a marca. O carro ainda oferece opções de áudio de última geração, incluindo um sistema desenvolvido em colaboração com a Burmester, proporcionando uma experiência sonora tão poderosa quanto o ronco do motor V12, talvez o último da Ferrari.

Ferrari 12Cilindri
Interior é para apenas dois ocupantes (Divulgação)

Lançamento da nova Ferrari 12Cilindri é programado para o verão no hemisfério norte, entre junho e setembro. Os preços ainda não foram divulgados.

Pininfarina lança série de hipercarros inspirados no Batman

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Nem mesmo o Batman escapou da revolução dos carros elétricos… O renomado estúdio de design italiano, Automobili Pininfarina, desenvolveu uma série de quatro veículos com motorização 100% elétrica, inspirados no universo do herói da DC Comics. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a empresa italiana e o estúdio Warner Bros, detentor dos direitos do personagem.

Os veículos, inspirados na sofisticação de Bruce Wayne e na personalidade sombria do Batman, são duas versões especiais do conversível no estilo barchetta B95 e do cupê Battista, chamados de “Gotham” e “Dark Kinight”.

Pininfarina Battista Dark Knight
O cupê Battista na versão Dark Knight (Divulgação)

Na visão do estúdio italiano, os carros customizados refletem o “gosto elegante e o estilo de vida luxuoso” de Wayne. A coleção de carros ganhou até um site especial, o BruceWayneX.com, onde interessados poderão reservá-los.

Dave Amantea, o diretor de design da Pininfarina, comentou que os hipercarros inspirados em Bruce Wayne era um sonho da empresa. “Projetar um hipercarro totalmente elétrico inspirado em Bruce Wayne é uma tarefa dos sonhos para nossa equipe, dando-lhes liberdade criativa para se colocarem na imaginação de alguém tão icônico como Bruce Wayne. Estas duas especificações exclusivas para os nossos dois hipercarros representam os veículos definitivos para o homem por trás da máscara mais famosa do mundo.”

Pininfarina fez o carro italiano mais potente da história

Fabricado na terra de grandes nomes como Ferrari e Lamborghini, coube ao Pininfarina Battista e o B95 serem os carros mais potente já projetados e construídos na Itália. Segundo o fabricante, eles são mais rápidos que um monoposto de Fórmula 1 atual, capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos. A força desses hipercarros vêm de uma bateria de 120 kWh que alimentam quatro motores elétricos, um para cada roda, que combinados entregam 1.900 cv de potência e 238,6 kgfm de torque.

As versões Gotham dos dois hipercarros têm referências ao personagem no interior, como o logotipo da Wayne Enterprises, a grife de luxo criada pela Warner inspirada no herói, e até um “autógrafo” do personagem na cabine. O pacote inclui ainda estofamento em couro castanho com acolchoamento e costuras personalizadas, enquanto a pintura é externa é na cor Argento Vittorio, um tom prateado. Cupê, o Battista tem ainda o contraste do teto em preto brilhante Nero Torino.

Já as opções Dark Knight (Cavaleiro das Trevas) criadas pela Pininfarina têm um estilo mais “Batmóvel”, com estofamento interno em Alcantara e couro pretos e detalhes dourados e escurecidos. Mesma coisa na parte externa dos carros, com a pintura da carroceria em preto brilhante Nero Profondo e com o teto em Nero Torino, no caso do Battista.

E até o Alfred Pennyworth, o mordomo de Bruce Wayne, entrou na jogada. É a voz dele, com sotaque britânico, que fornece as instruções na central multimídia dos carros da Pininfarina.

A marca italiana não divulgou os preços dos hipercarros temáticos do Batman. No entanto, não será nenhuma surpresa se eles custarem alguns milhões de euros, o que, convertidos, resultaria em algumas dezenas de milhões de reais.