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Ford celebra 60 anos do Mustang com edição limitada em 1965 unidades

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Hoje, dia 17 de abril, é o aniversário de 60 anos do Ford Mustang. Foi nesta data, em 1964, que o famoso muscle car foi apresentado nos Estados Unidos. Para celebrar esse marco, a fabricante norte-americana lançou uma edição comemorativa do esportivo com detalhes visuais que relembram o passado desse carro tão desejado.

O pacote de itens exclusivos, chamado pela Ford de “Mustang 60th Anniversary”, estará disponível apenas para o Mustang GT Premium, nas versões cupê e conversível, equipadas com o motor V8 de 5.0 litros, disponível com transmissão automática ou manual. A edição será limitada a 1.965 unidades, em referência ao ano de estreia do veículo no mercado.

Ford Mustang 60th Anniversary
Detalhes visuais da versão comemorativa são inspirados no Mustang 1965 (Divulgação)

“Nós nos inspiramos no Mustang original e aplicamos alguns dos elementos de design mais especiais ao modelo mais recente nesta produção limitada”, disse Matt Simpson, gerente geral da Ford Enthusiast Vehicles. “O DNA do design do Mustang nunca foi tão forte ou mais duradouro do que este tributo multigeracional.”

Ford Mustang 60th Anniversary
Pacote de customização será oferecido apenas ao Mustang GT Premium com motor 5.0 V8 (Divulgação)

Toda customização da edição comemorativa é inspirada no Mustang 1965, como explicou Stefan Taylor, designer sênior da Ford. “Durante o processo de design, observamos atentamente os elementos do Mustang 1965, como os emblemas dos para-lamas e as tampas centrais das rodas. Nosso foco foi capturar a sensação do 1965, ao mesmo tempo em que nos mantivemos fiéis ao Mustang como o carro esportivo moderno que ele é.”

Ford Mustang 60th Anniversary
Edição limitada em 1965 unidades vem com rodas aro 20″ exclusivas (Divulgação)

A lista de elementos exclusivos da versão limitada inclui emblemas nos para-lamas e na tampa do porta-malas, que são uma versão moderna dos emblemas cloisonné do modelo lançado em 1965. O carro também possui rodas aro 20 polegadas com acabamento Dark Gravity Grey, além de grafismos laterais e capas prateadas nos espelhos retrovisores, igualmente inspiradas na primeira geração do muscle car da Ford.

Ford Mustang 60th Anniversary
Painel contém uma plaqueta sobre os 60 anos do Ford Mustang (Divulgação)

O modelo comemorativo será oferecido com as opções de pintura Race Red (vermelho), Vapor Blue (azul) e Wimbledon White (branco), esta última sendo a cor de lançamento do modelo de 1965.

Ford Mustang 60th Anniversary
O logotipo da edição comemorativo aparece na parte traseira do carro (Divulgação)

O pacote do 60º Aniversário do carro esportivo da Ford poderá ser encomendado nos EUA a partir de junho, e os compradores receberão os veículos no quarto trimestre deste ano. O preço ainda não foi revelado.

Sétima geração do Ford Mustang está à venda no Brasil

A Ford iniciou em março as vendas da sétima geração do Mustang no mercado brasileiro. A versão oferecida por aqui é o modelo GT Performance cupê, que vem com o motor Coyote V8 com 488 cv de potência e 57,4 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 10 marchas com tração traseira. O preço do carro começa em R$ 529.000.

Trailblazer 2025: Chevrolet mostra primeiros detalhes do SUV atualizado

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A General Motors do Brasil divulgou nesta terça-feira (16) o teaser com as primeiras imagens e informações do Chevrolet Trailblazer 2025, que estreará no mercado nos próximos meses.

O novo SUV, com tração 4×4 e cabine para até sete ocupantes, também foi anunciado como o carro do vencedor do reality show BBB 2024 da TV Globo, o qual é patrocinado pela Chevrolet e termina hoje.

Chevrolet Trailblazer 2025
SUV vem equipado com o motor Duramax Diesel com transmissão automática de 8 marchas (Divulgação)

Conferindo as imagens, percebe-se que o Trailblazer 2025 adotou a mesma parte frontal atualizada da nova picape S10, que incorporou faróis de LED. As fotos divulgadas pela montadora mostram ainda que a seção traseira do veículo permanece inalterada.

Segundo a GM, a linha 2025 do SUV conta com ‘evoluções em design, mecânica e nível de conforto’, mas a marca, por ora, ainda não informou maiores detalhes dessas modificações.

Chevrolet Trailblazer 2025
Seção traseira do Trailblazer segue sem mudanças (Divulgação)

Porém, a fabricante deixou algumas pistas no teaser: na traseira, há uma plaqueta indicando a presença do motor Duramax Diesel. Se for igual ao da S10 2025, trata-se da nova geração do propulsor 2.8 turbodiesel com 207 cv de potência e 52 kgfm de torque, gerenciado por inteligência artificial. A marca, por outro lado, confirmou que o Trailblazer 2025 contará com a inédita transmissão automática de oito marchas – igual da nova S10.

Chevrolet Trailblazer 2025
Novidades no interior do Trailblazer seguem o mesmo padrão da nova picape S10 (Divulgação)

Outro dado do novo Trailblazer confirmado pela montadora é a estreia da versão High Country, que ocupará o lugar da Premier. O veículo contará ainda com um novo painel digital integrado à central multimídia Chevrolet MyLink, botão de partida e carregador de celular por indução, revelou o fabricante, que também menciona melhorias efetuadas na suspensão, coluna de direção, bancos e pneus.

Chevrolet Trailblazer 2025
Muito couro! Versão com acabamento high Country substituirá a Premier (Divulgação)

O Trailblazer 2025 será o terceiro dos seis lançamentos da Chevrolet no mercado brasileiro previstos para este ano. Até o momento, a montadora já lançou o novo Spin e a S10 atualizada.

Jeep Compass com motor Hurricane de 272 cv dá um show em performance

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Segure o chapéu, pois vem aí um vendaval! Um dos SUVs mais vendidos no Brasil, o Jeep Compass acaba de estrear na linha 2025 com uma série de novidades visuais, tecnológicas e, a principal, a opção do motor 2.0 Turbo Hurricane do grupo Stellantis, que coloca o modelo numa prateleira de destaque no mercado com um alto desempenho.

O motor Hurricane, com 272 cv de potência e 40,7 kgfm de torque, é conhecido por equipar a picape RAM Rampage. Esta, por sua vez, acelera tão rapidamente que poderia ser confundida com um carro esportivo. E no Jeep Compass, a história não é diferente. Com esse mesmo propulsor, que só aceita gasolina, o modelo torna-se o SUV médio mais veloz da região: vai de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos e alcança velocidade máxima de 228 km/h, segundo o fabricante. O câmbio automático de nove marchas com  tração 4×4 também é igual ao da Rampage.

Jeep Compass Blackhawk
SUV mais rápido da catergoria: Compass com motor 2.0 Turbo pode alcançar velocidade máxima de 228 km/h (Divulgação)

Esse conjunto mecânico está disponível nas novas versões Overland e Blackhawk do Compass 2025. E o impacto do Hurricane é tão significativo que foi necessário equipar o SUV com discos de freio maiores nas rodas dianteiras (de 330 mm, contra os discos de 305 mm das demais versões) e pinças mais potentes. Além disso, a suspensão independente nas quatro rodas desses modelos recebeu ajustes especiais para reduzir a inclinação frontal da carroceria quando se pisa fundo no pedal do acelerador.

Embora os amortecedores do Compass com o motor 2.0 turbo estejam mais rígidos, isso não compromete o conforto a bordo nem o desempenho dinâmico do veículo em curvas, como a FULLPOWER pode confirmar durante o test-drive de lançamento do modelo em Punta del Este, no Uruguai. O único “problema” era manter o pé leve e não abusar dos quase 300 cv pelas estradas da região, repletas de radares de velocidade. E por ser um veículo mais indicado para famílias, o ronco do motor é discreto – ao contrário do escândalo da Rampage, em especial na versão R/T.

Jeep Compass Blackhawk
Da Rampage para o Compass: o motor Hurricane só aceita gasolina (Divulgação)

Jeep Compass 2025 está mais tecnológico

Além do motor Hurricane, outra importante novidade no Jeep Compass 2025 é o ADAS Nível 2. A sigla, que inglês é uma abreviação para Advanced Driver Assistance Systems (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista), indica que o veículo possui uma coleção de equipamentos que ajudam o condutor a dirigir de forma mais segura.

Essa lista de itens avançou para o nível 2 ao incorporar dois novos recursos. O primeiro deles é o HOD, que detecta se as mãos do motorista estão fora do volante e indica essa ausência por meio de sinais luminosos no painel e alertas sonoros. Se isso não for suficiente, o sistema entende que o condutor pode estar dormindo e aciona levemente os freios para acordá-lo. O segundo é o LCA, um assistente que, combinado ao ADA (Assistente ativo de direção) centraliza automaticamente o veículo na faixa de rodagem.

Jeep Compass Blackhawk
ADAS 2: o Jeep Compass possui uma série de sistemas de auxílio de condução e de segurança (Divulgação)

O pacote ADAS no Compass 2025 contém ainda AEB (Frenagem automática de emergência), DDD (Detector de fadiga de motorista), BSD (Detecção de veículos em ponto cego), LDW+LKA (Assistente de permanência na faixa), TSR (Reconhecimento de placas de trânsito), AHB (Comutação automática do farol alto), RCTA (Detector de tráfego cruzado) e ACC (Piloto Automático adaptativo), recursos que já eram oferecidos na linha anterior.

O ADAS 2 é oferecido como opcional na versão de entrada do Jeep Compass, a Sport Flex, e de série em todas as outras variantes.

Jeep Compass Blackhawk
O carregador de celular por indução é novidade no Compass 2025 (Divulgação)

Fechando a lista de novidades tecnológicas do novo Jeep Compass, podemos citar ainda a inclusão de novos sistemas de áudio premium, plataforma de serviços conectados Adventure Intelligence Plus com assistente de voz Alexa porta-malas automático com sensor de presença, bancos elétricos para motorista e passageiro e carregador de celular por indução.

Novidades visuais

Nova versão topo de linha, o Jeep Compass Blackhawk é o modelo com visual mais diferenciado, seguindo um estilo mais esportivo que lembra o design da Cherokee SRT. Nessa opção, o modelo possui detalhes escurecidos em diversas partes, como a grade frontal, logotipos e nas rodas de aro 19 polegadas. No interior, chama atenção os discos de freio com pinças pintadas de vermelho.

Jeep Compass Blackhawk
Visual esportivo do Jeep Compass Blackhawk é inspirado na Cherokee SRT (Divulgação)

O estilo escurecido é repetido no interior do Compass Blackhawk, que tem o acabamento todo na cor preta. Esse mesmo tom também aparece no revestimento dos bancos, em couro e suede. A versão esportiva conta ainda com o recurso que a Jeep chama de “performance pages”, que mostra no painel uma série de dados, como força G, pressão do turbo, percentual de utilização da potência e torque, além do velocímetro e conta-giros.

Jeep Compass ficou até R$ 20 mil mais barato

As duas novas variantes do Jeep Compass com o poderoso motor Hurricane devem representar cerca de 20% no mix de vendas do SUV médio, estima a marca. Não parece muito, mas é um volume maior do que o previsto para o modelo 2025 com motor TD350 diesel de 170 cv e tração 4×4, que deve abocanhar aproximadamente 10% das vendas. Sendo assim, as principais opções continuarão sendo as versões impulsionadas pelo motor 1.3 turbo de 185 cv, com câmbio automático de seis marchas e tração 4×2.

Jeep Compass Blackhawk
Acabamento interno do Compass Blackhawk é todo preto (Divulgação)

Comparado à linha anterior, os preços das versões do Compass que já eram oferecidas passaram por reduções que variam de R$ 5 mil a R$ 20 mil, como é o caso do modelo Limited com motor diesel. E, na tentativa de atrair mais compradores, especialmente os mais cautelosos, a Jeep aumentou o tempo de garantia do SUV de três para cinco anos.

Disponível em diversas versões para variados gostos e com uma opção de motor à prova de críticas, o Compass ganha novo fôlego para seguir entre os SUV médios mais vendidos do Brasil por mais um ano e além. Com tantas evoluções na linha 2024, é até difícil imaginar o que mais a Jeep pode inventar para incrementar o modelo no futuro.

Preços do Jeep Compass 2025:

Compass Sport T270 – R$ 179.990
Compass Longitude T270 – R$ 196.990
Compass Limited T270 – R$ 216.990
Compass Serie S T270 – R$ 236.990
Compass Limited TD350 4×4 – R$ 249.990
Compass Overland Hurricane 4×4 – R$ 266.990
Compass Blackhawk Hurricane 4×4 – R$ 279.990

BMW X5 será o primeiro carro híbrido plug-in produzido no Brasil

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O Brasil está prestes a receber seu primeiro veículo com motorização híbrida plug-in produzido em solo nacional. Trata-se do SUV de alto luxo BMW X5 xDrive50e. A notícia foi confirmada pelo BMW Group nesta semana, revelando que a produção do modelo terá início no último trimestre de 2024, na fábrica em Araquari (SC).

A decisão de produzir o X5 híbrido em Santa Catarina foi motivada pelo crescimento das vendas de modelos eletrificados da BMW no mercado brasileiro. No ano passado, 25% dos 15.113 veículos vendidos pelo grupo alemão no país possuíam sistemas de motorização elétrica ou híbrida. “Essa é uma das razões para anunciar agora a produção do BMW X5 Plug-in Hybrid no Brasil a partir do último trimestre deste ano”, disse Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latina.

BMW X5
Carros elétricos e híbridos responderam por 25% das vendas do BMW Group no Brasil em 2023 (Divulgação)

Fora o pioneirismo na produção de um veículo híbrido no Brasil, o BMW X5 com sistema de motorização elétrica auxiliar será o automóvel mais potente do mercado nacional. Hoje importado da Alemanha, o modelo xDrive50e é impulsionado pelo motor 3.0 seis cilindros biturbo a gasolina combinado a um propulsor elétrico, gerando uma potência combinada de 498 cv. Ele também será o carro mais caro do país: a versão atual parte de R$ 731.950.

Michael Nikolaides, Head de Production Network e Logística do BMW Group, diz: “O BMW Group está comprometido com a abertura tecnológica. Nesse contexto, os PHEVs são, e continuarão sendo, um elemento importante de nossa oferta tecnológica. E o BMW X5 trará sua tecnologia PHEV de ponta para uma linha de produção na região da América do Sul pela primeira vez.”

BMW X5
BMW X5 xDrive50e: motor a gasolina e elétrico geram um potência combinada de 498 cv (Divulgação)

O X5 será o quinto produto produzido na planta da BMW em Araquari. A fábrica, que outubro completará 10 anos de atividades, também produz os SUVs X1, X3 e X4, além do sedã Série 3. “Estou orgulhoso em dizer que a planta Araquari será a única a produzir modelos a combustão interna, híbrido plug-in e flex-fuel em toda a rede de produção do BMW Group”, comentou Michael Nikolaides, Head de Production Network e Logística do BMW Group.

Investimentos da BMW no Brasil

O BMW Group anunciou em dezembro de 2023 um aumento de 10% do ritmo de produção na Planta Araquari, planejando atingir 11.000 unidades anuais a partir de 2024. Essa expansão será acompanhada por um acréscimo de 5% na força de trabalho da empresa no Brasil, com a contratação de mais de 50 novos funcionários para a unidade em Santa Catarina.

Recentemente, a Planta Araquari ampliou sua capacidade de geração de energia solar. Com cerca de 20% do telhado da instalação coberto por painéis fotovoltaicos, totalizando 1.902 unidades em uma área de 9.940 m², a eletricidade gerada no próprio local serve na produção de aproximadamente 650 carros, mais que o dobro da capacidade anterior.

BMW X5
A Planta Araquari será a única da BMW habilitada para produzir modelos a combustão, híbrido plug-in e flex (Divulgação)

O Brasil também está no centro da estratégia regional do BMW Group para 2024, com investimentos planejados em fábricas, produtos, serviços e atividades de Pesquisa e Desenvolvimento. A Planta de Araquari e os Escritórios Nacionais em São Paulo abrigam o único departamento de engenharia global do Grupo BMW na América Latina. Esse departamento desempenha um papel no suporte ao desenvolvimento digital global, validação de testes de qualidade locais e testes de durabilidade de motores e componentes para todos os mercados da América Latina.

Além disso, os engenheiros brasileiros têm contribuído para o desenvolvimento global de produtos, incluindo modelos de alta gama como o BMW iX e BMW i7, bem como os novos BMW X1 e BMW Série 3 produzidos na Planta de Araquari. Eles também desempenham funções importantes no desenvolvimento dos aplicativos My BMW App e My MINI App

As 5 marcas de bateria com melhor reputação, segundo o Reclame Aqui

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Você já parou para pensar na importância da bateria do seu carro? Ela é como o coração do veículo, mantendo-o pronto para rodar a qualquer momento. Mas, quando chega a hora de substituí-la, o que levar em consideração para fazer a melhor escolha? No Brasil, o mercado oferece uma verdadeira selva de opções, entre as quais se escondem tanto tesouros quanto armadilhas.

Ao escolher uma nova bateria, o consumidor deve prestar atenção à compatibilidade com seu veículo, se é livre ou não de manutenção, e ao tempo de garantia oferecido pelo fabricante, que serve como um indicador do período em que o produto pode funcionar com plena eficiência. Outro aspecto importante é a reputação da marca entre os consumidores.

No Reclame Aqui, é possível identificar as marcas de bateria mais conceituadas do mercado brasileiro, de acordo com as avaliações de satisfação dos consumidores na plataforma. Há nomes com boas notas e outros que deixam a desejar ou nem sequer receberam pontuações. Este é um demonstrativo importante, pois evidencia a capacidade e o empenho do fabricante em atender corretamente seus clientes e solucionar eventuais problemas ou não. Os índices na plataforma são atualizados a cada 6 meses.

Conheça abaixo as marcas de bateria com as melhores reputações no Reclame Aqui:

1. Baterias Pioneiro: Nota 9

Classificada com uma nota de 9 em 10, a Baterias Pioneiro ocupam o primeiro lugar no índice de satisfação do Reclame Aqui entre os fabricantes de baterias. A marca é reconhecida pela confiabilidade de seus produtos, de acordo com a opinião dos consumidores.

Baterias Pioneiro

Segundo os dados na plataforma, a marca mantém um compromisso com a qualidade de seus produtos e o serviço de atendimento ao cliente. Dos reclamantes da Baterias Pioneiro no Reclame Aqui, 87,5% informaram que voltariam a adquirir os produtos da empresa.

2. Baterias Heliar – Nota 8,7

Com uma nota 8,7 no Reclame Aqui, a Baterias Heliar prova a qualidade e o desempenho consistente de seus acumulares elétricos e o atendimento ao consumidor.

Baterias Heliar

Nome famoso no mercado pela boa durabilidade de suas baterias e um eficiente suporte ao cliente em termos de garantia e serviço de pós-venda, a Heliar se apresenta como uma opção confiável no mercado. Entre os consumidores que questionaram a fabricante na plataforma, 83,8% deles disseram que voltariam a fazer negócios com a marca.

3. Tudor Baterias – Nota 8,7

Empatada com a Heliar no índice de reputação do Reclame Aqui com uma nota 8,7, a Tudor Baterias oferece produtos de qualidade, com boa durabilidade e desempenho.

Tudor Baterias

Também é nítido o esforço da Tudor Baterias em prestar um bom serviço de pós-venda, que pode incluir garantias, suporte técnico, assistência em caso de problemas e facilidade de contato para resolver dúvidas ou questões relacionadas aos produtos. Dos consumidores que apresentaram queixas sobre a marca na plataforma, 78,6% afirmaram sentir-se seguros ao comprar novamente produtos da Tudor Baterias.

4. Baterias Zetta – Nota 7,9

Ao contrário da Pioneiro, Heliar e Tudor, que oferecem uma ampla variedade de produtos, a Baterias Zetta tem uma linha de atuação mais limitada e suas baterias são compatíveis somente com veículos que não requerem alta demanda de energia para seus sistemas elétricos. Atuando nesse ramo restrito, a marca possui uma nota de reputação de 7,9 no Reclame Aqui.

Zetta Baterias

Com preços competitivos, a Zetta tem boa penetração no mercado de baterias para veículos mais simples em termos tecnológicos e oferece um bom serviço de pós-venda nesse nicho. Dos consumidores que avaliaram a marca na plataforma, 81,8% afirmaram que voltariam a fazer negócio.

5. Baterias Cral – Nota 6,5

Marca tradicional no mercado de acumuladores de energia e com uma variedade de opções para diferentes tipos de veículos, a Baterias Cral tem uma reputação regular no Reclame Aqui, com uma nota de 6,5.

Baterias Cral

O fabricante é conhecido por oferecer produtos com preços mais baixos e um bom tempo de garantia, embora a durabilidade possa deixar a desejar, o que motiva a maioria das reclamações na plataforma. O serviço de atendimento ao cliente é outro ponto em que a marca pode melhorar, já que apenas 55% dos consumidores que a avaliaram voltariam a comprar suas baterias.

Jeep relança Wrangler com pintura cor-de-rosa nos EUA

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Após receber uma onda de pedidos, a Jeep decidiu reintroduzir a opção de pintura cor-de-rosa ao catálogo da linha 2024 do Wrangler à venda nos Estados Unidos. A nova opção de cor externa para o modelo tem um custo adicional de US$ 895 (R$ 4.530 na cotação atual).

O fabricante chama o tom diferenciado de “Tuscadero” e o define como um “magenta cromático profundo e intenso”. É uma forma mais rebuscada que o marketing da Jeep encontrou para nomear a pintura, que, para todos os efeitos, é um cor-de-rosa ou, se preferir, um pink chamativo.

Jeep Wrangler cor-de-rosa
A opção de pintura Tuscadero apareceu pela primeira vez na linha 2022 do Jeep Wrangler (Divulgação)

A opção de pintura Tuscadero para o Wrangler apareceu pela primeira vez na linha 2022 do veículo, mas acabou descontinuada na gama seguinte. Segundo a Jeep, a decisão de voltar a oferecer o SUV nessa coloração foi uma resposta aos mais de 30.000 pedidos recebidos pelo modelo nessa versão. Portanto, demanda pelo jipe cor-de-rosa não falta.

“Cerca de 30.000 clientes fizeram pedidos do Tuscadero quando ele foi lançado em 2021”, disse Bill Peffer, vice-presidente sênior e chefe da marca Jeep para a América do Norte. “Estamos sempre procurando entregar o que nossos clientes nos dizem que desejam, por isso estamos ‘rosas de felicidade’ por trazer de volta a tão procurada tonalidade de tinta Tuscadero no Jeep Wrangler.”

Jeep Wrangler cor-de-rosa
A pintura cor-de-rosa está disponível em todas as versões do Wrangler à venda nos EUA (Divulgação)

A pintura cor-de-rosa é oferecida em todas as versões do Wrangler nos EUA, que incluem as opções Sport, Sport S, Willys, Sahara, Rubicon, Rubicon X e o Rubicon 392 – este último, o derradeiro Wrangler com motor V8. Os veículos na coloração Tuscadero serão entregues aos clientes nos EUA a partir do segundo trimestre de 2024.

Nova picape Chevrolet S10 tem pré-venda iniciada por R$ 281.190

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Com apresentação ao público marcada para a próxima semana na ExpoLondrina, no Paraná, a nova linha 2025 da picape Chevrolet S10 já pode ser reservada no website da montadora mediante o pagamento de um sinal de R$ 8.000.

A versão básica da picape, com design e mecânica atualizados, é a Z71, com preço inicial de R$ 281.190. As outras opções da nova S10 incluem a LTZ, a partir de R$ 292.800, e a High Country, disponível a partir de R$ 302.900. Esses valores são para os modelos com a pintura metálica Azul Eclipse.

Os primeiros consumidores que comprarem a nova S10 na pré-venda ganharão um protetor de caçamba e a divisória Multi-board, que permite melhor acomodação da carga na caçamba.

Nova Chevrolet S10
Visual renovado da Chevrolet S10 2025 é alinhado a identidade global da marca (Divulgação)

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Nova S10 adotou identidade visual global da Chevrolet

A nova Chevrolet S10 apresenta um design atualizado, com detalhes que fazem referência a modelos icônicos da Chevrolet e às gerações anteriores do produto que está prestes a completar 30 anos no Brasil.

Na linha 2025, há uma notável diferenciação visual entre as versões, com mudanças significativas na dianteira, incluindo capô e para-lamas. As linhas de superfície do veículo evidenciam sua robustez, com apliques e conjunto ótico em Full LED.

Além das mudanças na frente, a lateral e a traseira da S10 2025 também receberam atenção especial dos projetistas. Cada versão possui elementos específicos, como grade, retrovisores e maçanetas pretos na Z71, acabamento mais sóbrio na LTZ e detalhes cromados e esportivos na High Country.

Nova Chevrolet S10
Modelo agora vem com faróis Full-LED (Divulgação)

Para atender às preferências dos clientes, a nova S10 oferece uma ampla gama de acessórios que permitem personalização, possibilitando que os compradores criem uma aparência distinta que se adapte ao seu estilo pessoal ou necessidades específicas.

Cabine está mais confortável e tecnológica

A cabine da nova Chevrolet S10 foi renovada mesclando o luxo encontrado em SUVs de alto padrão com a robustez característica de uma picape com capacidade off-road. Para o condutor, as inovações começam com um volante semelhante ao da Silverado, agora com ajuste de profundidade, além da tradicional regulagem de altura. Essas melhorias visam proporcionar uma experiência de direção mais ergonômica e confortável para o motorista.

Além disso, a nova S10 adota o conceito de cockpit virtual, já presente em outros lançamentos globais da General Motors, mas com recursos exclusivos adaptados para a picape.

Nova Chevrolet S10
Linha 2025 da Chevrolet S10 trás novos recursos digitais (Divulgação)

Outro destaque são os bancos da primeira fileira, que foram aprimorados para oferecer mais conforto aos ocupantes. Segundo a GM, os assentos estão mais largos e possuem espumas de diferentes densidades em áreas estratégicas.

A fabricante também afirma ter reduzido os níveis de ruído e vibração da picape na nova linha. Tais melhorias foram alcançadas com a aplicação de placas acústicas adicionais nas portas, nas colunas, no teto e na parede corta-fogo do veículo.

Motor com inteligência artificial e novo câmbio

A Chevrolet S10 2025 chega com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel atualizado e, pela primeira vez um propulsor nacional, gerenciado por inteligência artificial (IA).

“A inteligência artificial é capaz de processar centenas de simulações por microssegundos, considerando também a condição de componentes do motor para encontrar o parâmetro de calibração mais próximo do ideal”, explica Fabio Daumichen, engenheiro-chefe da nova S10.

Nova Chevrolet S10
Tampa da caçamba possui um sistema de alívio de peso na abertura e fechamento (Divulgação)

Com as atualizações de hardware e software, o motor da Chevrolet S10 2025 passa a entregar 207 cv de potência e 52 kgfm de torque. De acordo com o fabricante, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,4 segundos, um segundo a menos que a linha anterior. Já o consumo de combustível melhorou até 13%, com médias de 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, segundo o Inmetro.

Outra novidade na picape é o câmbio automático de 8 velocidades, o mesmo utilizado na picape Chevrolet Colorado à venda nos Estados Unidos.

Nova Chevrolet S10 tem mais equipamentos

A nova S10 também recebeu novos equipamentos que a tornam mais tecnológica e segura. A lista começa com o sistema OnStar, que oferece Wi-Fi nativo e conexão remota remota com smartphones. Esse recurso ainda oferece serviços personalizados de proteção e segurança, como resposta automática em caso de acidente.

A parte de tecnologia embarcada na linha da Chevrolet S10 inclui inovações como o sistema de entretenimento MyLink com tela de 11 polegadas integrado ao painel digital de 8 polegadas, carregador por indução e entradas USB tipo A e C na dianteira e traseira. Além disso, a picape vem equipada com uma série de recursos de segurança e conveniência, como alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de ponto cego, farol alto automático, iluminação Full LED, volante com coluna de direção telescópica, chave presencial com partida por botão e tampa traseira com trava elétrica e sistema de alívio de peso.

Nova Chevrolet S10
Nova Chevrolet S10 adotou o sistema MyLink de última geração (Divulgação)

Esses recursos se somam aos recursos de partida remota, acendimento automático dos faróis, câmera de ré de alta definição, controle eletrônico de oscilação de reboque, ar-condicionado digital, banco do motorista com ajuste elétrico, sensor de chuva, alerta de colisão com frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa, oferecendo aos clientes uma experiência completa e conectada.

Novo carro esportivo brasileiro, DuoExo é feito para arrepiar no Track Day

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O formato dele é exótico e não se assemelha a nada disponível no mercado automotivo nacional. A carenagem é feita de fibra de vidro, envolvendo uma estrutura tubular com partes expostas. Dentro desse esqueleto metálico, há apenas dois assentos e o conjunto mecânico. Tudo é muito bem construído, e por mãos de brasileiros. Este é o DuoExo Track, um carro esportivo para quem busca acelerar e se divertir em autódromos durante os dias de Track Day.

Mas, calma. O modelo ainda não está pronto e talvez nunca chegue ao mercado. No entanto, pelo menos um exemplar, ou até sete unidades dele, certamente serão produzidos pela DuoExo, uma nova fabricante brasileira de carros artesanais criada por sete entusiastas viciados em gasolina.

DuoExo Track
Render do DuoExo com tema da Fullpower criado por João Melo (Divulgação)

“Tivemos a ideia de fabricar o carro em 2020, no início da pandemia, depois de participarmos de um curso online sobre veículos especiais”, relatou João Melo, um dos sete fundadores da DuoExo e atualmente o designer líder do projeto, em entrevista à FULLPOWER. “O plano inicial é construir um carro para cada membro da turma.”

O projeto parecia tão interessante que até o professor do curso de veículos especiais quis participar. Seu nome é Fábio Birolini, um dos criadores do Lobini H1, um carro esportivo produzido no Brasil entre os anos 2000 e 2011, e que hoje possui um status de mito sobre rodas. “O Birolini é o mentor do projeto”, revelou Melo.

O DuoExo Track segue a mesma receita do Lobini: é muito leve e equipado com um motor potente, apresentando uma relação peso/potência de apenas 5 kg para cada cavalo de potência. Segundo seus criadores, o primeiro protótipo pesa em torno de 800 kg, e o motor utilizado é um Ford Duratec 2.0 16V de 160 cv e 18 kgfm de torque, posicionado entre o centro e a traseira do chassi. O câmbio é manual de cinco marchas, com tração traseira.

DuoExo Track
Modelo tem um chassi tubular, que posteriormente será coberto por uma carenagem de fibra (Divulgação)

“Ainda há espaço para mais evoluções. O objetivo é reduzir o peso para 750 kg e o motor deve alcançar 200 cv de potência”, conta Melo, que desenhou o Track inspirado no design do carro esportivo britânico Ariel Atom, motocicletas Naked e em partes de aviões de caça.

Conforme dados da DuoExo, o Track é projetado acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e alcançar velocidade máxima de 210 km/h. “Um piloto bom nesse carro vai dar pau num piloto ruim de Porsche”, brinca o designer.

DuoExo Track fez um temporal em Interlagos

DuoExo Track
“Embrião” Track, o primeiro protótipo da DuoExo foi testado no Autódromo de Interlagos (Divulgação)

No fim de 2023, a equipe da DuoExo levou o Track para seu primeiro teste no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. “Foi a primeira vez que o carro, ainda um chassi exposto sem carenagem, andou num autódromo e ele se saiu muito bem. Na melhor volta, marcamos 2min3seg”, contou Melo. Como comparação, a melhor volta obtida no FULLPOWER LAP foi de 1min46seg140 em 2016, com um Porsche Carrera S.

“Esse carro é feito para andar na pista. É para aquele cara que tem um Porsche e não quer arriscar levá-lo para um track day, porque se ele sofrer um acidente ou alguém bater nele, perde o carro. O seguro não cobre e o sujeito toma um prejuízo de dois milhões de reais”, explica o designer da DuoExo, que já trabalhou na Fiat, Marcopolo, Renault e atualmente é um dos sócios da Arrow Mobility, que está projetando a primeira van elétrica do Brasil. Outra obra de sua autoria é o estilo da carrocerias dos novos carros da Stock Car 2025.

DuoExo Track
Carro tem excelente relação peso/potência de 5 kg para cada cv de potência (Divulgação)

O protótipo do carro da DuoExo está sendo montado e acertado em São Paulo, na oficina Gearhead Garage. O projeto também tem ajuda da MOVEdot, empresa dos Estados Unidos que presta consultoria na área de motorsports. Segundo o projetista, o primeiro veículo completo deve ficar pronto no segundo semestre deste ano.

DuoExo Track
Projeto oferece grande flexibilidade, podendo receber diversos tipos de motores (Divulgação)

Planos da DuoExo

João Paulo e seus outros seis parceiros ainda não sabem ao certo qual será o destino da DuoExo, mas isso não os impede de pensar no futuro. O próprio nome da empreitada deixa algumas pistas.

“O Duo é porque pensamos em dois tipos de veículo, o modelo de track day e uma versão off-road, no estilo baja, ambas baseadas na mesma plataforma. O Exo vem de exoesqueleto, que é uma característica marcante do design do nosso carro. Esse segundo veículo, no entanto, é algo para o futuro”, contou o designer automotivo com ar empreendedor.

DuoExo Track
Made in Brazil: construção do DuoExo é totalmente artesanal (Divulgação)

Caso o carro de track day da DuoExo se torne um produto disponível para o mercado, João Melo já tem uma estimativa de quanto ele pode custar. “É um brinquedo de luxo, estimo que o preço final pode ficar entre R$ 250.000 e R$ 300.000, mas tudo pode mudar, não há nada definitivo. Também pensamos em vender o carro em kits e o motor fica a cargo de quem comprar. São várias possibilidades”

Por ora, Melo também não faz promessas e segue trabalhando com tranquilidade, sem gerar grandes expectativas além de ver seu carro finalizado. “Não queremos ser mais uma daquelas empresas brasileiras que prometem construir mil carros por mês, consomem um investimento enorme e depois desaparecem. Neste momento, não queremos nos comprometer com esse tipo de coisa, mas é claro que sonhamos alto. Se depois nós enxergarmos que o carro ficou bom e se há mercado, podemos lançar o produto. Primeiro vamos cumprir as fases de desenvolvimento do carro e fabricá-lo para os sete membros da DuoExo.”

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Grilo Mobilidade agiliza entrega de mercadorias com triciclo “eletrizante”

Que veículo é esse? Grilo Mobilidade agiliza entrega de mercadorias

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Quem circula pela região da Avenida Paulista em São Paulo tem a chance de ver um veículo bem diferente: é o triciclo elétrico da Grilo Mobilidade, uma startup de transporte de mercadorias por aplicativo que está simplificando a vida de muitos comerciantes no entorno daquela área com uma proposta de baixo custo e focada em sustentabilidade.

“É a primeira startup de impacto global especializada em trajetos de curta distância”, contou Carlos Novaes, co-fundador e sócio diretor executivo da Grilo Mobilidade, em entrevista à FULLPOWER no hub da empresa na zona central de São Paulo.

A Grilo é gaúcha. “Lançamos o serviço no dia 11 de julho de 2020, no ápice da pandemia, em Porto Alegre”, contou Novaes. Em São Paulo, a empresa estreou em 2023. “Saímos de uma cidade com 1,5 milhão de habitantes para atuar numa área de 5 km² em São Paulo que tem essa mesma população”, explicou o empresário, que possui ampla experiência em empreendimentos relacionados à sustentabilidade.

Grilo Mobilidade
As áreas de atuação da Grilo Mobilidade, em São Paulo e em Porto Alegre (Divulgação)

A empresa chama a corrida do triciclo elétrico de “pulo”, daí o nome Grilo, uma referência ao inseto saltitante. “Atuamos apenas em distâncias curtas, o ‘last mile’. É aquela viagem que o motorista de aplicativo ou taxista não queria fazer. Era um problema geral. Então, olhamos para todo o resto, todas as outras ineficiências: a descarbonização, poluição sonora, relação do condutor com passageiros e até como trazer veículos sustentáveis com um custo de aquisição mais baixo”, disse o diretor da startup.

No início das atividades em São Paulo, a Grilo Mobilidade transportava passageiros. No entanto, esse serviço teve uma duração muito breve. “Uma semana após a nossa estreia, a prefeitura de São Paulo suspendeu nossa OTTC (Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada). Nessa época, discutia-se que motocicletas não poderiam realizar transporte de passageiros por aplicativo. Embora nosso veículo seja um triciclo elétrico de cabine fechada e bancos com cinto de segurança, a CNH necessária para dirigi-lo é da categoria A, de moto”, lamentou Novaes, que judicializou o caso. “Todos os meses enviamos uma carta para a Prefeitura tentando reverter isso, mas ainda não obtivemos uma resposta.”

Carlos Novaes, co-fundador e sócio diretor executivo da Grilo Mobilidade
Carlos Novaes, co-fundador e sócio diretor executivo da Grilo Mobilidade (Divulgação)

Grilo Mobilidade mudou o foco da operação

Desautorizada a realizar o transporte de passageiros por aplicativo em São Paulo, a Grilo teve que mudar o foco de suas operações e passou a trabalhar com o transporte de mercadorias. “Em Porto Alegre, é possível (transportar passageiros via pedido por aplicativo), mas optamos por mudar o modelo de negócio por uma questão de comunicação enquanto não recuperamos a nossa OTTC em São Paulo”, contou o empresário gaúcho.

E o negócio funciona assim: o cliente solicita pelo aplicativo da Grilo Mobilidade (disponível para smartphones Android e Apple) o transporte de algum objeto e o motorista vai até o local indicado para buscá-lo e levá-lo até o destino escolhido dentro do perímetro de atuação da empresa, seja em São Paulo ou em Porto Alegre.

Grilo Mobilidade
O baú do Grilo comporta até 250 kg de carga (Divulgação)

“Tem funcionado muito bem para ajudar comerciantes a entregar mercadorias nessas regiões. Mas qualquer pessoa pode chamar o Grilo para transportar um objeto do ponto A ao B. Além disso, é mais barato”, explicou Novaes, apontando que a corrida feita por sua empresa é de 15 a 20% mais barata do que os serviços oferecidos por qualquer outro aplicativo de entrega. “Para esse tipo de atuação, o veículo elétrico é imbatível, com um custo operacional muito mais baixo.”

Apesar da suspensão da OTTC em São Paulo, a Grilo Mobilidade ainda pode transportar passageiros mediante o contrato com empresas. “O que não podemos fazer é o transporte individual de passageiros por aplicativo. Mas isso não impede de sermos contratados por empresas para transportarmos passageiros”, explicou Novaes.

A Grilo tem, por exemplo, triciclos dedicados ao transporte de funcionários da Vulcabras, startup de marketing esportivo instalada no Cubo Itaú, em São Paulo. Nesse função, os veículos transportam pessoas da sede da empresa, na Avenida Faria Lima, até a Estação Pinheiros.

A startup também oferece serviços exclusivos de entrega de mercadorias para empresas que a contratam, como lojas, supermercados e drogarias. “Alguns desses nossos clientes têm seus próprios condutores e o triciclo ‘dorme’ no local”, revelou o diretor da Grilo Mobilidade.

Grilo Mobilidade
A Grilo possui carregadores do tipo whallbox em seus hubs em São Paulo e em Porto Alegre (Divulgação)

Não é tuk-tuk!

Questionado sobre a origem dos triciclos, Carlos Novaes afirma apenas que eles “vêm da Ásia”. Ele também enfatiza que o veículo utilizado pela Grilo Mobilidade, embora seja conduzido por um guidon, não é um tuk-tuk, como aqueles que circulam pela Índia.

“Não é um tuk-tuk. O triciclo da Grilo é totalmente diferente. Ele possui cabine fechada, cinto de segurança de três pontos, vidro elétrico. E por ser elétrico, não emite o característico ‘tuk-tuk’, o ruído do motor”, explica o diretor da startup.

Grilo Mobilidade
Bateria dos triciclos da Grilo rendem uma autonomia de aproximadamente 50 km (Divulgação)

Segundo Novaes, o motor elétrico do triciclo gera cerca de 8 cv de potência, e a bateria tem capacidade em torno de 7 kWh, o que resulta em um alcance médio de 50 km. Durante o dia, os veículos são recarregados nos wallboxes nos hubs da Grilo em poucos minutos e, quando necessário, durante a noite, em tomadas de 220V.

“Nosso triciclo tem velocidade limitada em 50 km/h, o que torna a operação muito segura. Já rodamos quase 1 milhão de quilômetros e nunca machucamos uma pessoa, aqui em São Paulo ou Porto Alegre”, conta o co-fundador da Grilo Mobilidade, que tem 21 triciclos elétricos rodando em São Paulo e outros 15 em Porto Alegre, todos eles atraindo olhares e despertando muita curiosidade por onde passam.

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Após mais 20 anos, Lamborghini adota novo logotipo com estilo minimalista

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A marca do touro furioso foi renovada: a Automobili Lamborghini apresentou nesta quinta-feira (28) o seu novo logotipo, que não era alterado há mais de 20 anos. O símbolo atualizado faz parte da nova estratégia “Driving Humans Beyond” da fabricante italiana de carros superesportivos, com o objetivo de transmitir seus valores “corajosos”, “inesperados” e “autênticos”, conforme a própria empresa se define.

Embora produza alguns dos automóveis mais extravagantes do mundo, o novo logotipo da Lamborghini é justamente o oposto desse estilo de design. O antigo escudo, com efeitos de profundidade e cores vibrantes, foi substituído por uma logomarca minimalista e transparente com contornos em amarelo, preto, branco ou dourado.

 

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Novo logotipo abre mais possibilidades

Esse tipo de logotipo minimalista, aliás, é algo que está na moda no mundo corporativo. Aqui no Brasil, por exemplo, o Banco Itaú adotou recentemente esse estilo em sua nova identidade visual. Para quem trabalha com design, é uma mão na roda, pois esse tipo de logomarca se destaca em qualquer fundo, seja uma cor sólida ou uma paisagem.

Novo logotipo da Lamborghini
Fica bom em qualquer fundo: novo logotipo minimalista e transparente permite novas possibilidades de design (Divulgação)

Além da reformulação no desenho do logotipo, a Lamborghini também atualizou a fonte que destaca o nome da empresa no símbolo, com letras de maior angularidade. Segundo a montadora, essa mudança remete ao formato “inconfundível” de seus carros. A nova marca foi elaborada pelo Lamborghini Centro Stile, o estúdio de design da montadora.

Novo logotipo da Lamborghini
Novo logotipo da Lamborghini pode ser utilizado em diferentes versões (Divulgação)

O novo logotipo da Lamborghini já está em uso em todos os canais oficiais da montadora. Os carros, no entanto, ainda devem seguir por algum tempo com o escudo antigo, e a marca renovada deve ser aplicada somente nos futuros automóveis da fabricante.

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